Brasileiro é “povo limpo”: gosta de banho, desodorante e dentes escovados

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Brasileiro é “povo limpo”: gosta de banho, desodorante e dentes escovados
Uma pesquisa feita pela P&G mostra que brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana - Foto: Pexels

Que o brasileiro gosta de tomar banho, se apresentar bonito e cheiroso a gente já sabia. A novidade é uma pesquisa que comprova a higiene do nosso povo: gosta de tomar mais banhos que os outros, usa mais desodorante e escova os dentes mais vezes ao dia.

Ah, e isso melhorou ainda mais durante a pandemia, segundo levantamento da P&G – Procter&Gamble – gigante americana dona de marcas como Pampers e Oral B.

Sobre o banho, o brasileiro toma em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes.

“O brasileiro é um povo muito limpo. Os dados mostram isso. São traços da nossa cultura e da nossa sociedade que se acentuaram na pandemia”, explicou, a presidente da Procter & Gamble (P&G) no Brasil, Juliana Azevedo, ao O Globo.

Escovar os dentes e usar desodorante

E quando o assunto é desodorante, a diferença entre os brasileiros e os americanos é ainda maior: aqui as pessoas passam desodorante, em média, 2 vezes por dia. Nos Estados Unidos, 1,2 vez.

O brasileiro também é mais assíduo na higiene bucal: escova os dentes três vezes por dia, o dobro da média global. E a pandemia também influenciou nisso.

“Com o uso das máscaras, as pessoas tiveram maior consciência do seu próprio hálito e passaram a cuidar mais da higiene bucal”

Lâminas de barbear

Outra curiosidade nos hábitos de consumo do brasileiro é que, durante a pandemia, não houve queda nas vendas de lâminas de barbear no Brasil.

Na Colômbia e no México, segundo dados da P&G, houve contração neste segmento.

“Com o isolamento social provocado pela pandemia, muitos homens pararam de se barbear e as mulheres não raspavam as pernas porque não saíam de casa [em outros países]” contou Juliana.

Produtos de beleza

Os números da P&G mostram que as brasileiras são também mais engajadas com produtos de beleza.

Por aqui, 85% das mulheres acreditam que podem ficar mais bonitas, ter um cabelo, pele e corpo melhor se fizerem algum esforço pessoal ou comprarem um produto. Já entre as americanas, esse índice cai para 35%.

Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) informa que o setor teve alta de 4% nas vendas no primeiro semestre deste ano e em 2020, as vendas da indústria cresceram 5,8%.

Com informações o Extra e OGlobo