Cientistas decifram genoma humano inteiro. ‘Salto gigantesco da ciência’

Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Cientistas decifram genoma humano inteiro. ‘Salto gigantesco da ciência’
Dra. Mayana Zatz anunciou que um grupo de cientista consegui decifrar o genoma humano por completo - Foto: Braňo/Unsplash

A geneticista Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma humano da Universidade de São Paulo (USP), anunciou nesta quarta-feira (01), que o genoma humano foi decifrado por inteiro – genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA.

Um grupo de 99 cientistas conseguiu o feito que, segundo a cientista, é um “salto gigantesco para a ciência”. Um primeiro esboço havia sido completado em 2003, mas, segundo ela, faltavam alguns genes.

“O nosso grupo identificou mais de 20 genes além dos que já eram conhecidos, relacionados a doenças genéticas. O salto que tivemos foi gigantesco, o primeiro sequenciamento levou 13 anos para ser feito a custo de 3 bilhões de dólares, e, hoje, leva horas, ao custo de menos de mil dólares”, explica a doutora.

Facilitador para a medicina

Dra. Mayana explica que decifrar o genoma humano ajudará a entender melhor a causa de diversas doenças.

“Nosso grupo estava interessado em entender o que eles fazem, qual a proteína codificada, estudamos doenças genéticas, identificamos qual o gene que causam e o porquê e a partir daí se descobre a função do gene”, completa.

O trabalho do grupo não acabou. Agora, os cientistas querem “entender porque algumas pessoas têm essa mutação e têm quadro grave e outras que têm a mesma mutação têm quadro leve, quais os mecanismos que a protegem, estamos focados em possíveis tratamentos”.

Com a descoberta, Mayana reforça que as tecnologias para alterar os genes e, a partir delas poder curar doenças genéticas, só devem ter resultado a médio prazo.

Com informações de CNN