Jonathan com quase 200 anos é a tartaruga mais velha do mundo

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Jonathan com quase 200 anos é a tartaruga mais velha do mundo
A tartaruga já viveu mais que a pessoa mais longeva registrada no mundo: a francesa Jeanne Calment de 122 anos. Foto: Sta Helena Government

A tartaruga mais velha do mundo tem quase 200 anos, se chama Jonathan e já passou pela revolução industrial, duas guerras mundiais e vários outros acontecimentos históricos do planeta.

Reconhecido desde 2019 pelo Guinness World Records como o animal terrestre mais velho do mundo, a tartaruga gigante Aldabra, completou 189 anos no mês passado.

Jonathan vive na ilha de Santa Helena, território ultramarino britânico, no Atlântico Sul e mora na residência oficial do governo local, uma mansão georgiana.

Habitat

Ele chegou na ilha quando tinha aproximadamente 50 anos e foi um presente para o então governador do território, William Gray-Wilson.

Hoje, ele compartilha sua casa com mais quatro tartarugas, David, Emma, ​​Frederika e Myrtle. Nenhuma das três fêmeas pode acasalar com Jonathan, informou a agência Saint Helena’s Info.

Mesmo longeva, a tartaruga já está cega, não tem olfato e enfrenta outra deficiências causadas pela idade avançada.

Por estes motivos, ela passa por uma dieta hipercalórica, rica em vitaminas, incluindo maçãs, cenouras, pepinos, bananas e goiaba.

Tudo para manter o vigor e saúde, de acordo com o veterinário Joe Hollins em entrevista à National Geographic.

“Uma vez por semana eu o alimento na mão para aumentar sua ingestão de calorias. Depois de sua refeição, eu limpo seu queixo, coço sua garganta e desejo-lhe tudo de bom”, explicou Hollins.

Jonathan se recupera bem com essa nova alimentação.

Espécie rara e extinta

A espécie de Jonathan é originária das Seychelles e bastante rara.

Ela já foi considerada extinta, mas segundo o Grupo de Especialistas em Tartarugas e Tartarugas Aquáticas da União Internacional para a Conservação da Natureza, devem existir cerca de 80 tartarugas de Seychelles em todo mundo.

Apesar dos problemas de saúde, Jonathan tem uma excelente audição e parece estar forte para viver muito mais.

Longevos

A expectativa de vida de sua especie é de 150 anos e o animal já superou mais de 40 anos desse marco.

A tartaruga já viveu mais que a pessoa mais longeva registrada no mundo: a francesa Jeanne Calment (1875-1997), que atingiu 122 anos.

Outros animais de vida longa incluem a hidra (um animal marinho que parece ser imortal) e um coral do fundo do mar de aproximadamente 4.200 anos que vive na costa havaiana.

Assista ao vídeo do Jonathan tomando banho:

Com informações da Exame