Instituto cultiva horta orgânica para alimentar crianças carentes

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Instituto cultiva horta orgânica para alimentar crianças carentes
Horta do ICC ajuda a alimentar crianças carentes - Foto: divulgação

O trabalho incrível, feito há mais de 100 anos pelo Instituto Cristóvão Colombo (ICC), agora também atende refugiados e imigrantes que chegam em São Paulo.

Eles estão ajudando a alimentar crianças carentes e funcionários do instituto com uma horta orgânica, cultivada na própria sede do ICC.

Segundo a administração do instituto, hoje são mais de 200 pessoas – entre crianças, adolescentes e funcionários – que recebem diariamente alimentos frescos e livres de agrotóxicos.

Horta comunitária

A horta do ICC foi implementada como meio educativo e de subsistência. No local, são produzidos alimentos livres de agrotóxicos, que são distribuídos entre funcionários e instituições filantrópicas que ajudam crianças e adolescentes.

Cléber Pinsetta, responsável pela horta há duas décadas, diz que são plantadas mais de 1.000 mudas por mês. As hortaliças são variadas: tem escarola, repolho, couve, beterraba, alface, mandioca, quiabo e cenoura.

No terreno ele também ajudou a cultivar árvores frutíferas, como de mexerica, carambola, amora, banana, maracujá e limão.

Ajuda a refugiados

Como durante esse período da pandemia os projetos do ICC estiveram parados, a produção foi destinada para a Missão Paz, entidade que atende migrantes e refugiados no bairro do Glicério, no centro de São Paulo.

“Contribuir para tornar a vida dessas crianças e adolescentes migrantes mais justa, mais digna é algo que nos motiva todos os dias a vir trabalhar com um sorriso nos lábios e coração aquecido”, conta Alexandre Nunes, um dos colaboradores do projeto.

Conheça mais do trabalho do ICC através do site do instituto!

Cleber cuida da horta há 20 anos - Foto: divulgação

Cleber cuida da horta há 20 anos – Foto: divulgação

Horta comunitária do ICC - Foto: divulgação

Horta comunitária do ICC – Foto: divulgação

Horta comunitária do ICC - Foto: divulgação

Horta comunitária do ICC – Foto: divulgação