Caçadores de Medula: projeto que incentiva doação é criado por paciente

Um drama pessoal levou um executivo de vendas a criar o Caçadores de Medula, um projeto que incentiva a doação e ajuda pacientes a encontrar doadores compatíveis.
André Torres, de 35 anos, morador de Maranguape, no Ceará, disse que isso mudou a vida dele e a de vários pacientes que esperam a fila para o transplante de medula óssea.
André foi diagnosticado com Leucemia Indiferenciada Aguda, com uma mutação genética do cromossomo Philadelphia (Ph+), em junho de 2018. Ele passou um ano em busca de um doador compatível e só encontrou nos Estados Unidos.
Busca por um doador
Do dia que recebeu o diagnóstico, até a primeira alta, André ficou 37 dias internado. “Foi o primeiro ciclo de quimioterapia, com muita incerteza, mas considero que deu tudo certo, sem muitas reações”.
A busca por um doador começou logo depois de ele descobrir que nenhum dos dois irmãos tinha compatibilidade para o transplante. O que não André esperava era que essa busca o faria encontrar um novo propósito de vida.
“Começamos a entender como era difícil encontrar um doador de medula óssea no Redome, realmente precisava de um milagre para acontecer. Para encontrar um doador, as chances aqui no Brasil são de 1 para cada 100 mil. Eu entendi que também precisava fazer a minha parte, alguma coisa eu tinha que fazer”, relembra.
Caçadores de medula
A ideia para o nome veio de uma foto que André recebeu do filho. O garotinho, que na época tinha 1 ano, estava caracterizado de “Caçador de Medula”.
“Do próprio hospital, eu comecei a ligar pra empresas falando com o RH [Recursos Humanos], contando a minha história, pedindo espaço pra levar o Hemoce e realizar o cadastro de medula dos funcionários, sem eles precisarem sair da empresa”, lembra.
Pouco tempo depois, a família do André criou uma página no Instagram, que hoje tem mais de 15 mil seguidores. No perfil, eles compartilham notícias, incentivam campanhas e dão informações sobre a doação de medula no Brasil.
“Com esse Instagram, começaram a aparecer pacientes e doadores. Nós conseguimos conversar com essas pessoas e mostrar que a doação de medula é mais fácil do que se imagina. Foi aí que a coisa também se tornou um pouco mais leve, como se fosse um plano de Deus pra que eu me sentisse melhor e conseguisse ajudar outras pessoas. Hoje, o projeto continua de vento em polpa e é o meu trabalho”, detalha.
Compatibilidade
Quase um ano depois do diagnóstico, o André encontrou uma doadora nos Estados Unidos. Ele realizou o transplante e decidiu que, mesmo curado, não finalizaria o projeto.
“Eu entendi isso como uma missão que Deus me deu, continuar ajudando outras pessoas”.
E ajudou!
A nutricionista Danyella Carvalho, de 26 anos, foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda de Células de T (LLA-T) e, através da página do André, ela conseguiu se informar e direcionar melhor o tratamento.
“Foi como ganhar um fôlego naquele momento em que eu tava me afogando em meus próprios medos e incertezas, é muito bom ter uma página com tantas pessoas que estão passando pelo mesmo processo que a gente, vivenciando os mesmos temores, as mesmas dores do tratamento… É como ter uma rede de apoio. Sou muito grata a Deus por ter encontrado eles no momento certo”, diz.
André conta que fará de tudo para que o projeto cresça e ajude a salvar muito mais vidas.
“Se um dos meus irmãos tivesse sido compatível muito possivelmente os Caçadores de Medula não tinha nascido. Eu tinha conseguido a cura, mas o propósito e a missão não tinham acontecido. A partir do momento que meus irmãos não foram doadores, eu encontrei o meu propósito”, finaliza.
A Laurinha está travando uma batalha contra um câncer cerebral muito agressivo. Hoje, ela precisa de ajuda para pagar o tratamento e lançamos uma vaquinha para ajudá-la! Acesse o Só Vaquinha Boa e faça uma contribuição!
Com informações de Diário do Nordeste

Avô dirige 600km de fusca para levar quadriciclo ao netinho; vídeo
Pai acolhe filha após revelação que ela escondia há 3 anos e emociona as redes; vídeo
Gatinho adotado por delegacia da mulher ajuda no suporte às vítimas
Voluntários mandam cartões de Natal para mil idosos solitários
Cachorrinho que salta das pedras no mar vira Cão Comunitário depois de viralizar; vídeo
Filho salva a vida do padrasto que teve parada cardíaca em casa; aprendeu na escola
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal