Vovó de 93 termina ensino fundamental e a professora é a bisneta

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Vovó de 93 termina ensino fundamental e a professora é a bisneta
A vovó de 93 anos chamada Blanca teve a bisneta como professora - Foto: arquivo pessoal

A idade nunca é motivo e nem desculpa para abandonarmos os nossos sonhos! A Blanca ida Saavedra, é uma vovó de 93 anos, que acabou de concluir o ensino fundamental e viralizou nas redes na última semana.

E o que torna a história ainda mais incrível, é que foi a bisneta da Blanca, formada em pedagogia, quem teve a sorte de ensiná-la a concluir os estudos.

Blanca abandonou a escola quando estava na terceira série. Ela precisava trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Hoje, a idosa uruguaia comemora uma grande vitória.

Infância difícil

Blanca é de uma família bastante humilde. Ela tinha oito irmãos e todos precisavam trabalhar na colheita de milho para manter a casa, junto com os pais.

Na época, o trabalho puxado não permitia que a idosa continuasse na escola. Do local onde ela trabalhava até o colégio eram 3 quilômetros de caminhada. Por se tornar uma rotinha difícil de manter, ela acabou deixando os estudos de lado.

O casamento veio alguns anos depois e o marido de Blanca também não sabia ler e nem escrever. Quando ela teve a primeira filha, prometeu que faria de tudo para a menina nunca precisar largar a escola.

De volta aos estudos

Aos 93 anos, ela revelou para a bisneta, que é professora de uma escola local, que sempre sonhou em concluir os estudos.

Então, a jovem Eloísa Escondeur conseguiu uma vaga para a bisavó na turma de adultos e começou a levá-la para as aulas.

Blanca conta feliz sobre as idas ao colégio. “Ele me pega e vamos para a escola juntas. Vou três vezes por semana e estou mais feliz, me distrai e minha mente não encolhe tanto”, disse a idosa.

Eloisa fez questão de ter a bisavó na turma e diz que morre de orgulho da conquista dela. A jovem conta que precisou adaptar alguns exercícios para que a idosa pudesse enxergar melhor.

“A questão é que eu vejo pouco, então peço a ela que faça letras e números grandes e não use lápis comigo, mas caneta”, explica Blanca.

Agora Blanca conta que está ansiosa para concluir o ensino médio. Ela fará todos os anos em um programa do governo uruguaio chamado Ciclo Básico, que ajuda adultos a terminarem o segundo grau em apenas um ano.

Blanca faz planos para o ensino médio - Foto: arquivo pessoal

Blanca faz planos para o ensino médio – Foto: arquivo pessoal

Com informações de TN