Brasileiro entra para Orquestra Filarmônica BBC, na Inglaterra: 1º da história

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Brasileiro entra para Orquestra Filarmônica BBC, na Inglaterra: 1º da história
Marcus Vinícius é o primeiro brasileiro a ingressar em um programa profissional da Filarmônica de Londres - Foto: reprodução Instagram

O músico Marcus Vinícius de Oliveira, acaba de quebrar uma barreira e se tornar o primeiro brasileiro na história a ingressar em um programa de experiência profissional na BBC Philharmonic, a orquestra filarmônica que fica em Manchester, a Inglaterra.

Nascido no Brasil, ele já foi premiado diversas vezes, gravou quatro CDs e esteve entre os músicos que acompanharam o tenor Andrea Bocelli, em 2017, durante a turnê brasileira.

Marcos atualmente vive no Reino Unido e publicou a conquista nas redes sociais nesta quarta-feira (06). Mas não pense que foi tudo fácil para ele..

“Minha história pra chegar até aqui? Sou filho de mãe solo, criado pelos avós, estudei em escolas públicas… Eu quero ser lembrado como um grande artista brasileiro e mostrar ao mundo o quão talentoso é o nosso povo! Essa conquista me deixa mais próximo do meu objetivo!”, contou Marcus Vinícius em entrevista ao Só Notícia Boa.

Primeiro brasileiro na BBC

A BBC Filarmônica é uma das orquestras mais antigas e tradicionais do mundo. Fundada em 1930, já fez mais de 150 gravações de enredos de filmes e séries britânicas. Além disso, realiza apresentações no mundo inteiro.

O programa “Professional Experience Scheme (PES)”, é similar aos de Academia de Música de grandes orquestras como a OSESP, aqui no Brasil. No entanto, todo o aprendizado oferecido aos músicos participantes, é adquirido em concertos e apresentações reais.

Marcus Vinícius terá a oportunidade de realizar ensaios e apresentações durante um ano inteiro e ganhar ainda mais visibilidade para a carreira dele.

“As orquestras daqui não possuem um programa educacional interno, mas sim fortes parcerias com as grandes faculdades de música (como a minha) e ficam responsáveis somente pela parte artística e profissional do músico – enquanto as próprias faculdades já são encarregadas da parte educacional por si só”, explica o músico.

Sobre a conquista, Marcus considera um resultado de anos de estudo e trabalho.

“Agradeço à Deus por essa grande bênção, à minha família por todo o apoio, aos meus patrocinadores e professores pelo investimento e a vocês que me acompanham aqui de pertinho! Tenho muita sorte de ter vocês aqui comigo, de verdade”, finaliza.

Marcus Vinícius vive no Reino Unido - Foto: reprodução Instagram

Marcus Vinícius vive no Reino Unido – Foto: reprodução Instagram

Músico mostra crachá de acesso - Foto: reprodução Instagram

Músico mostra crachá de acesso – Foto: reprodução Instagram

Com informações de Instagram Marcus Vinícius