Jornalistas ganham Nobel da Paz por luta pela liberdade de expressão

O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido nesta sexta-feira, 8, a dois jornalistas: Maria Ressa e Dmitry Muratov, por seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia, onde vivem.
Maria Ressa, de 58 anos, é filipina e fundadora do Rappler, um veículo crítico ao presidente Rodrigo Duterte. Já o russo Dmitry Muratov, de 59 anos, lidera o jornal independente Novaya Gazeta.
“O jornalismo livre, independente e baseado em fatos atua na proteção contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”, disse Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel, ao anunciar o prêmio nobel da paz, em Oslo.
“Sem liberdade de expressão e de imprensa será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor”.
Imprensa livre e crítica
Os dois jornalistas premiados são engajados na luta por uma imprensa livre e crítica.
Ressa é a CEO da Rappler, uma agência de notícias que critica o regime do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, enquanto Muratov dirige o jornal russo independente Novaya Gazeta.
Ela disse que a escolha do comitê “tem como objetivo sublinhar a importância de proteger e defender esses direitos fundamentais”.
Primeira mulher
Ressa se torna a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel este ano. Os prêmios em medicina, física, química e literatura foram entregues no início desta semana.
É a 102ª vez que o prêmio é concedido.
Os vencedores anteriores incluem Nelson Mandela, Martin Luther King Jr., o dissidente polonês Lech Walesa, o último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, e quatro presidentes dos Estados Unidos.
Com informações da CNN Internacional

Príncipe William mandou R$ 7 milhões para reflorestar a floresta Amazônica
Brasileiro de 15 anos é ouro na Olimpíada de Astronomia nos EUA
Amizade genuína de jovem com idoso de 91 anos começou por ato de bondade
Professora ganha prêmio de US$ 1 milhão por transformar favelas em 800 salas de aula
Pai descobre filha que não conhecia e a adota oficialmente 40 anos depois
Lua de Sangue: eclipse lunar total terá mais de 1 hora de duração; veja como assistir
Bombeira se aposenta, ganha homenagem e se emociona: “hora de cuidar de mim”; vídeo
Começa Feirão Limpa Nome; veja onde negociar dívidas com 99% de desconto
20 anos sem Gisberta, a brasileira que virou música e obrigou Portugal a combater a transfobia
Criança interrompe missa com gatinho e pede para o padre abençoar o felino; vídeo
Autista, filha de doméstica e pai analfabeto, é aprovada em Medicina: “quebra de ciclo histórico”
Desconhecidos recolhem refrigerantes derramados na pista, devolvem ao motorista e vídeo bate 7 milhões