Aluno brasileiro que descobriu asteroide vence concurso da NASA

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Aluno brasileiro que descobriu asteroide vence concurso da NASA
O aluno brasileiro Antony que descobriu 5 asteroides venceu o Hackathon da NASA - Foto: Arquivo Pessoal

Após descobrir um asteroide e dois corpos rochosos, um aluno brasileiro ganhou uma competição da NASA, nos Estados Unidos.

Antony Davi Costa de Sena tem apenas 14 anos e estuda na Escola Municipal Honorato Filgueiras, do bairro do Jurunas, em Belém do Pará.

Ele participou na última semana do NASA Space Apps Challenge, evento considerado o maior hackathon mundial – criado em 2012 – que reúne milhares de especialistas ao redor do globo para pensar e criar soluções inovadoras.

Maratona

A maratona durou dois dias, 2 e 3 de outubro de 2021. Antony integrou o time “AmaRzonia”, na etapa Belém, junto com outras cinco pessoas.

Os participantes tiveram a chance de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer Networking ou participar de um projeto colaborativo.

“Eu fiquei sabendo [do projeto] há, mais ou menos, dois meses. Há um mês eu formei a minha equipe com outros dois amigos. Foi então que decidi montar uma equipe só de paraenses”, explica Antony Davi, que no final do mês reunia em sua equipe seis participantes.

Desafio

O desafio da competição da NASA era identificar regiões onde populações estejam enfrentando problemas socioambientais e/ou falta de acesso aos recursos naturais – a partir de informações obtidas de ferramentas da NASA.

Os estudantes da equipe de Antony tinham que pensar em soluções para essa situação.

“Eu pude trocar experiências com pessoas incríveis. Foi um final de semana inteiro conversando com outras pessoas, aprendemos muito juntos. Aprendemos sobre programação, aprendi até um pouco de inglês na hora de gravar os vídeos para enviar para a NASA. Os mentores fizeram um trabalho incrível!…”, comemorou Antony.

Equipe em que Antony (lado esquerdo superior) participou, o "AmarZonia", venceu a edição 2021 | Reprodução

Equipe em que Antony (lado esquerdo superior) participou, o “AmarZonia”, venceu a edição 2021 | Reprodução Equipe em que Antony (lado esquerdo superior) participou, o “AmarZonia”, venceu a edição 2021 | Reprodução

Com informações do DOL – Diário do Pará