Cão fica com dona na ambulância e hospital durante atendimento médico

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Cão fica com dona na ambulância e hospital durante atendimento médico
Cão se recusou a sair de perto da tutora e a acompanhou na ambulância até o hospital - Foto: Clênio Borges

Companheiro fiel, um cãozinho caramelo ficou com a dona na ambulância e no hospital. Ele não saiu de perto da tutora em nenhum instante durante o atendimento emergencial, feito por socorristas do Samu, em Morro da Fumaça, interior de Santa Catarina.

Os socorristas foram chamados para atender uma mulher, que passava por um surto emocional e precisava de atendimento. Durante o primeiro contato, eles contam que o animal não deixava que ninguém se aproximasse dela, protegendo-a. A senhora precisou caminhar de casa até a ambulância para que o primeiro atendimento fosse realizado.

“O animal viu e o instinto de proteção falou mais alto. Falamos ‘teu cachorrinho está querendo morder a gente. Não precisa ficar na maca”, contou o técnico de enfermagem Clênio Borges.

Acompanhante

Clênio também contou que o cão foi com a tutora até a ambulância e entrou no carro para acompanhá-la até o hospital São Roque, no centro da cidade.

Inicialmente eles não queriam deixar o animal dentro do veículo, mas a tutora insistiu.

“Não queríamos levar o animal por uma questão de higiene. Mas ela disse que só iria se o mascote fosse junto. Já era tarde, estava chovendo. Resolvemos abrir uma exceção à regra”, relatou o técnico de enfermagem.

Segundo ele, após se aproximar da dona na ambulância, o cão ficou tranquilo ao lado do pé da mulher. “Quando a gente chegou ao hospital, ele queria entrar para a recepção. O hospital foi mais rígido e não deixou ele entrar. Ele ficou na porta esperando”, contou.

O mais inusitado é que os socorristas retornaram ao hospital, aproximadamente uma hora e meia depois, para deixar outro paciente e observaram que o cão ainda estava na porta do hospital, esperando a tutora receber alta.

“Quando a gente chegou lá, ela [dona do cachorro] estava de alta. Tinham chamado o marido dela pra levá-la pra casa. Quando ele abriu a porta do carro, o cão reconheceu o também dono, entrou no carro e foram embora”, disse Clênio.

A secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe elogiou o trabalho dos socorristas. “Demos os parabéns à equipe pelo atendimento humanizado, porque é preciso trabalhar com esses olhos. A mulher se sentiu segura para receber atendimento, era o que tinha que se fazer no momento”.

O município destacou que as ambulâncias passam por ampla higienização ao final de cada atendimento.

Cão ficou esperando a dona na porta do hospital - Foto: Clênio Borges

Cão ficou esperando a dona na porta do hospital – Foto: Clênio Borges

Com informações de ND+