Professor marceneiro faz carteiras escolares para crianças carentes

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Professor marceneiro faz carteiras escolares para crianças carentes
O professor Nate Evans que é marceneiro já chegou a fabricar 250 carteiras num dia Foto: Carpintaria com um propósito

Um professor que também é marceneiro vem revolucionando ao criar carteiras escolares para crianças carentes.

O projeto de Nate Evans, que dá aulas no Iowa, EUA, chamado “Carpintaria com um Propósito”, é fabricar as carteiras de forma artesanal para os alunos que tem estudado em casa, no ensino à distância.

Pra isso, ele montou uma equipe e usa meio período para trabalhar no projeto. Só no ano passado, eles conseguiram produzir mais de 2 mil carteiras.

Missão com propósito

A missão de Evan começou no outono passado, quando muitas crianças tiveram que encontrar um meio de fazer seus trabalhos escolares em casa por causa da pandemia.

“Eu simplesmente senti no meu coração que era isso é o que eu precisava fazer. Isso é o que você vai fazer”, disse Nate Evans, que trabalha na Des Moines Christian School, em Urbandale.

“Disseram-nos [aos professores] para informar as crianças que elas deveriam ter seu próprio espaço”, disse Evans, que trabalha com educação há 16 anos. “E eu achei que isso era realmente injusto.”

Evans não estava apenas pensando no fardo que isso representava para seus próprios alunos, mas no que isso significava para os alunos do centro da cidade com quem havia trabalhado por mais de uma década no início de sua carreira.

“Eu sabia o que era para essas famílias, fazer algo que poderia custar caro”, disse ele.

Além disso, Evans, que também é pai, sabia que lojas como Target e IKEA não tinham os produtos em estoque na época.

Evans já tinha seu próprio negócio, a Marcenaria de Evan, que começou na garagem. Então, ele sabia que era capaz de encontrar uma solução.

Com um investimento inicial de 300 dólares e com ajuda dos amigos, ele começou com 13 carteiras.

Depois, ele e mais 20 voluntários começaram a confeccionar centenas de carteiras enviadas para o centro do Iowa.

Doações

Em dezembro, os esforços de Evan foram notados pela Core Foundation, que trabalha para “iniciar e apoiar projetos de caridade”, de acordo com seu site.

“Por meio do status de organização sem fins lucrativos, isso nos deu a chance de receber doações maiores de mais empresas em nossa área e de diferentes lugares do país”, disse Evans.

Não apenas as empresas começaram a enviar doações, mas centenas de pessoas começaram a se oferecer para ajudar. Num único dia, fabricaram 250 móveis.

Em maio de 2020, eles fabricaram mais de 2.100 mesas.

“Era muito maior do que poderíamos imaginar e começamos a ter cada vez mais publicidade e pessoas tentando nos ajudar a fazer mais”, disse Evans.

Planos

Evans espera expandir esse esforço com sua própria loja para ajudar crianças em todo o país.

“Tivemos grupos em todo o país e no Canadá e no México que nos procuraram inspirados nos nossos projetos”, concluiu Evans.

O professor e a equipe de voluntários fabricando carteiras escolares Foto: Carpinteiros com um propósito

O professor e a equipe de voluntários fabricando carteiras escolares Foto: Carpinteiros com um propósito

Com informações da FoxNews