Afegã que marcou capa da NG consegue exílio na Itália

A afegã Sharbat Gula, que ficou conhecida no mundo inteiro após estampar a capa da National Geographic, em 1985, conseguiu exílio na Itália.
Ela chegou nesta quinta-feira (25) em Roma, através do programa de asilo e retirada do Afeganistão, feito pelo governo italiano
O primeiro-ministro Mario Draghi, que organizou a operação, contou que foi Sharbat que fez um apelo para poder deixar o país dela. A partir de agora, o governo italiano vai ajudá-la a reconstruir a vida agora, aos 49 anos de idade.
A foto de Sharbat ganhou o mundo há mais de 30 anos e foi feita pelo fotógrafo norte-americano Steve McCurry. Ele estava em um campo do Paquistão quando viu a garota. Na época, o rosto da menina surpreendeu e comoveu muita gente.
Mudança
Segundo o primeiro-ministro, Sharbat procurou organizações humanitárias para a ajudarem a deixar o país depois de os talibãs terem assumido o controle do Afeganistão, em agosto desse ano.
O pedido foi aceito imediatamente e o tempo para a mudança de país se deu apenas por trâmites legais e necessários.
Dessa forma, Sharbat poderá viver na Itália como cidadã naturalizada e receber todos os benefícios sociais que tem direito e precisa.
Mario Draghi ainda não descartou a possibilidade de aceitar novos pedidos de exílio e garante que o governo italiano está trabalhando para ampliar o programa.
Com informações de Marie Claire e JN

Tráfico de africanos escravizados foi o “crime mais grave contra a humanidade”; ONU pede reparação
Óculos com IA para pessoas com demência ajuda em tarefas diárias
Mulher que trabalhou como faxineira no hospital volta como médica, 10 anos depois
Policial salva criança segundos antes de o trem passar e vira herói; vídeo
Série de ‘Harry Potter’ ganha primeiro trailer; estreia em dezembro
Menino de 9 anos ajuda a salvar vida de homem 24h após aprender RCP
Gatinho resgatado por cachorro cego ajuda o amigo a descer escada e vídeo emociona