Marido constrói réplica de Taj Mahal por amor a esposa

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Marido constrói réplica de Taj Mahal por amor a esposa
O indiano construiu a réplica menor do Taj Mahal em 3 anos em homenagem à esposa e inspirado na história de amor de Shan Jahan Foto: Vibes of India

Um indiano e marido apaixonado se inspirou no Taj Mahal, um verdadeiro monumento do mundo islâmico, e resolveu dar uma prova de amor eterno à esposa, em Burhanpur, no centro do país.

Ele construiu uma réplica do símbolo universal do amor. Isso porque o Taj Mahal, uma das 7 maravilhas, foi construído por um imperador para eternizar a sua amada esposa.

Além disso, o empresário Anand Prakash Chouksey também quis passar uma mensagem de paz para o seu país. “Queremos enviar uma mensagem de paz e harmonia religiosa”, disse.

“Há muito ódio ao nosso redor”, continuou. “O amor resolve todos os problemas da vida e o Taj Mahal é um símbolo”.

Shan Jahan e sua esposa

O Taj Mahal foi construído em Agra, no século 17, por iniciativa do imperador mogol Shah Jahan para eternizar a memória de Mumtaz, sua esposa favorita falecida.

Só que ao contrário da história de Shan Jahan, a esposa de Anand Prakash Shuksey está viva.

Em relação a réplica do palácio, é um terço menor que o Taj Mahal, localizado a 800 quilômetros dali.

“Minha esposa só pediu uma sala de meditação. É uma mulher piedosa”, explica.

“Segundo ela, a cúpula possui uma atmosfera diferente e muita energia positiva”, acrescenta.

Gasto 

O empresário indiano trabalhou por 3 anos na obra, 16 anos a menos que o Taj Mahal.

A homenagem lhe custou 15 milhões de rupias,  mais de 1 milhão e 100 mil reais.

O Taj Mahal resplandece em Agra, às margens do Rio Yamuna, como “uma lágrima pura e solitária (…) no rosto do tempo”, segundo os versos do Nobel indiano de Literatura Rabindranath Tagore (numa tradução livre), dedicados ao monumento, um verdadeiro poema de amor ao mármore.

“Usamos mármore de Makrana para construir o edifício”, o mesmo material em que o Taj Mahal foi projetado”, explicou Chouskey, que planeja erguer a bandeira indiana no topo da cúpula principal.

E não terminou

Ele não estará totalmente satisfeito até que faça os símbolos das religiões mais populares da Índia aparecerem nos minaretes erguidos nas quatro pontas de seu palácio de Burhanpur.

Mumtaz morreu nessa mesma cidade, dando à luz seu 14º filho em junho de 1632, depois de ter acompanhado Shah Jahan para reprimir uma revolta local.

“Naquela época, a estrutura do solo não permitia construir o Taj Mahal aqui, por isso foi construído em Agra”, onde Shah Jahan e Mumtaz descansam lado a lado, afirmou.

O original - 'Taj Mahal' - construído no século 17 Foto: Pixabay

O original – ‘Taj Mahal’ – construído no século 17 Foto: Pixabay

Com informações da Exame