Brasil tem a menor taxa de rejeição à vacina da Covid na América Latina

Uma pesquisa feita em parceria entre o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostra que o Brasil é o país da América Latina com menor taxa de rejeição à vacina da Covid-19.
Os dados da segunda fase do levantamento foram apresentados no final de novembro em Washington, Estados Unidos. A amostra recolheu depoimentos em 24 países. Aqui no Brasil, a hesitação da população à vacina está em 8%, o que é menos da metade da média.
Hoje, os registros mostram que 51% dos latino-americanos estão imunizados contra a covid-19, enquanto no Brasil, o percentual ultrapassa os 80%.
Campanhas contribuíram
Especialistas em saúde pública concluíram que essa adesão acontece devido a nossa cultura de imunização, alimentada por anos em campanhas massivas de vacinação promovidas pelo Sistema Único de Saúde – e em que a figura central era o Zé Gotinha.
Além disso, há fator social, pois os programas do governo que beneficiam famílias de baixa renda e as escolas e creches públicas, exigem a vacinação para garantir o benefício e as vagas.
Motivos para a rejeição
Mesmo sendo uma taxa muito baixa, a rejeição à vacina preocupa os estudiosos.
De acordo com o estudo do Banco Mundial, áreas rurais e pobres são hoje as mais afetadas por sentimentos antivacina na América Latina.
“Entre os não vacinados, mais da metade afirma que sua indisposição deriva da falta de confiança e uma preocupação com a eficácia da vacina. A hesitação vacinal é particularmente alta entre as famílias rurais e indivíduos com níveis de escolaridade mais baixos. A população do Caribe apresenta os níveis mais altos de hesitação vacinal”, afirmam os pesquisadores no relatório.
No gráfico produzido pelo Banco Mundial, é possível ver o percentual de população vacinada (azul), quem ainda pretende se vacinar (amarelo) e quem não quer se imunizar contra a doença (vermelho). Veja:
Com informações de Poder 360

Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou