Ômicron: 3 doses da BioNTech e Pfizer neutralizam a variante

Viva a ciência! Após estudos preliminares, as fabricantes BioNTech e Pfizer afirmaram que três doses da vacina delas contra a Covid neutralizam em 25 vezes a variante ômicron.
As empresas também informaram que estão monitorando de perto a efetividade da vacina no mundo real contra a variante que tem se espalhado pelo mundo e preocupado as autoridades de saúde.
Três doses neutralizam e duas doses ainda protegem contra casos graves
As fabricantes explicaram também que duas doses da vacina resultaram em anticorpos significantes, porém baixos. Já com a terceira dose, o número de anticorpos aumenta em 25 vezes.
“Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra forma grave causada pela cepa ômicron, a partir desses dados preliminares está claro que a proteção é melhorada com uma terceira dose”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.
Vacina para a nova variante até março de 2022
Outra boa notícia é que as fabricantes continuarão com os testes e estudos e podem entregar até março de 2022 uma vacina adaptada para a nova variante.
Sobre a ômicron
No dia 26 de novembro, a ômicron foi classificada como uma nova variante.
Descoberta na África do Sul, a nova variante já foi detectada em cerca de 40 países (incluindo o Brasil) e chama a atenção pela quantidade e pela variedade de mutações genéticas.
Por ora, ainda não se sabe ao certo o quanto a ômicron é mais transmissível.
Estudos buscam entender mais aspectos da variante e os resultados devem ser divulgados ainda este mês.
Com informações de Notícia Uol

Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno
Brasileira é a primeira mulher a assumir orquestra na Alemanha em 130 anos de história
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido
Cientistas criam pó em spray que estanca hemorragia em 1 segundo
Herói resgata grávida de carro que afundava e ela tem o bebê horas depois
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália