Com garrafa que limpa água, brasileira é finalista em concurso mundial

Com uma garrafa que limpa água, mais uma estudante brilhante levou o nome do Brasil para premiações globais! A mestranda Bárbara Paiva, de 28 anos, foi a ganhadora do nacional do Red Bull Basement e vai representar o Brasil em um concurso na Turquia.
Ela criou o Aqualux, um projeto inovador de uma garrafa portátil que transforma qualquer água em potável. O projeto ganhou destaque por conseguir esterilizar a água por radiação, com filtro carregado à luz solar.
“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, contou Bárbara.
Projeto de mestrado
Bárbara é estudante de mestrado da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. A ideia da garrafa surgiu exatamente durante o curso, em que ela estuda a esterilização de parasitas via radiação.
“Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, conta.
O projeto impressionou a bancada de jurados e a agora, como campeã nacional do Red Bull Basement, ela vai representar o Brasil na Final Global neste mês.
Premiação
Para chegar até a final do prêmio global, Bárbara passou por muitas etapas do concurso.
Ela primeiro foi avaliada durante dois meses pelos representantes locais, que acompanharam o trabalho dela com o desenvolvimento da garrafa portátil.
Depois, a estudante ficou entre os 10 projetos brasileiros, escolhidos como finalistas do concurso mundial.
“Agora, precisamos focar no desenvolvimento de alguns pontos: tornar o empreendimento escalável, mapear os diferenciais competitivos mais atrativos para os investidores e ampliar o mercado de potenciais consumidores”, completou Bárbara.
Que orgulho de você, Bárbara! Parabéns!
Com informações de Redbull

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
Robert Plant no Brasil: começa venda de ingressos da turnê do vocalista do Led Zeppelin
Última Superlua do ano é nesta quinta; veja melhor horário
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal