Probióticos reduzem náuseas e vômitos da gravidez, diz estudo

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Probióticos reduzem náuseas e vômitos da gravidez, diz estudo
O que os pesquisadores descobriram foi que tomar o probiótico reduziu significativamente as náuseas e os vômitos Foto: Pixabay

Notícia boa para grávidas! Em um estudo inédito, pesquisadores descobriram que os probióticos melhoram significativamente os sintomas de náuseas, vômitos e constipação relacionados à gravidez.

O estudo norte-americano foi publicado na Health Europe. Náuseas e vômitos afetam cerca de 85% das gestações e podem afetar a qualidade de vida, principalmente no início da gravidez.

O que os pesquisadores descobriram foi que tomar probiótico reduziu as horas de náusea (o número de horas que os participantes sentiram náusea) em 16%, e o número de vezes que eles vomitaram foi reduzido em 33%.

A ingestão de probióticos também melhorou significativamente os sintomas relacionados à qualidade de vida, como fadiga, falta de apetite e dificuldade em manter atividades sociais normais, conforme pontuado por questionários.

Os probióticos também reduziram significativamente a constipação. Apesar do avanço, os pesquisadores acreditam que serão necessários mais estudos para consolidar um tratamento.

Probióticos 

Os probióticos são chamados de “bactérias benéficas”. Eles podem ser encontrados em alimentos como iogurte, kimchi, kefir, chucrute e tempeh.

Os probióticos também estão disponíveis como suplementos alimentares. De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, além de vitaminas, probióticos ou prebióticos foram o terceiro suplemento dietético mais comumente usado para adultos.

Acredita-se que os probióticos apóiem ​​a comunidade de diferentes micróbios, freqüentemente chamados de “microbioma intestinal”, encontrados no trato gastrointestinal.

Náuseas e vômitos

Durante a gravidez, hormônios como o estrogênio e a progesterona aumentam, ocasionando muitas mudanças físicas.

Esses aumentos também podem alterar o microbioma intestinal, o que provavelmente afeta as funções do sistema digestivo e causa sintomas indesejáveis ​​como náuseas, vômitos e prisão de ventre.

Estudo

O estudo durou 16 dias. Um total de 32 participantes tomaram uma cápsula de probióticos duas vezes ao dia durante seis dias e depois tiraram dois dias de folga. Eles então repetiram o ciclo.

Os probióticos estavam disponíveis sem receita e continham principalmente Lactobacillus, um tipo de bactéria boa. Cada cápsula continha aproximadamente 10 bilhões de culturas vivas no momento da fabricação.

Os participantes mantiveram 17 observações diárias de seus sintomas durante a duração do estudo, para um total de 535 observações para os pesquisadores avaliarem estatisticamente.

Sintomas graves

“A causa das náuseas e vômitos durante a gravidez é desconhecida até hoje. Várias teorias foram propostas, mas nenhuma delas é conclusiva ”, disse Albert T. Liu, principal autor do estudo da Universidade da Califórnia.

Davis e professor de obstetrícia e ginecologia explica que em muitos casos, os sintomas são tão graves, que algumas grávidas acabam hospitalizadas.

“Náuseas, vômitos e prisão de ventre durante a gravidez podem diminuir significativamente a qualidade de vida das pacientes. Uma vez que as náuseas e os vômitos durante a gravidez progridem, eles podem se tornar difíceis de controlar e, às vezes, a paciente até precisa ser hospitalizada ”, disse Liu.

Com informações do GNN