Brasileiro que identificou a ômicron é eleito um dos 10 cientistas do ano

Que orgulho para a nossa ciência! O cientista que identificou a ômicron e deu o alerta para o mundo é um brasileiro e ele foi eleito pela renomada revista Nature como uma das dez personalidades científicas do ano.
O nome dele é Túlio de Oliveira, justamente o pesquisador que avisou sobre a chegada da variante da Covid. Ele sequenciou a variante na África no Sul, onde trabalha com sua equipe.
Lá eles identificaram dezenas de mutações potencialmente preocupantes e deram o alerta para proteger vidas.
Responsável por outra variante
O texto da Natrure lembra que Túlio Oliveira é um rastreador de variantes e diz que o pesquisador brasileiro e sua equipe do Krisp (KwaZulu-Natal Research and Innovation Sequencing Platform), na Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul, também foram os responsáveis por identificar e avisar sobre outra variante de preocupação: a beta.
Em outras palavras, das cinco variantes de preocupação apontadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), Túlio Oliveira teve participação no sequenciamento e descoberta de duas delas.
Outras doenças
A Nature elogia a plataforma Krisp, liderada pelo brasileiro.
Diz que os cientistas de lá tem rastreado agentes patogênicos relacionados à dengue, zika, Aids e tuberculose, mas que nunca “foram sequenciadas tantas amostras diferentes do mesmo vírus num período de tempo tão curto”.
E lembra que as descobertas dele não foram vistas com bons olhos logo que saíram:
“O papel de Oliveira em anunciar duas variantes de preocupação lhe deu a reputação de dar más notícias. Quando o anúncio da Omicron trouxe novas proibições de viagens, alguns sul-africanos, incluindo políticos, questionaram o direito de Oliveira de fazer tais declarações. Algumas pessoas até veem a comunidade de vigilância genômica como o inimigo. Mas, ele diz: “Não somos os inimigos, somos o oposto”, afirmou a Nature.
Parabéns
Dá um orgulho incrível ver um brasileiro no centro das atenções internacionai por ajudar o mundo nesse período tão difícil de pandemia.
E logo um cientista, área de extrema importância que recebe tão pouco apoio governamental.
Obrigado Túlio Oliveira, você é Só Notícia Boa!
Com informações da Nature

Cadela farejadora encontra menino desaparecido em mata escura após 9 horas de buscas; vídeo
Gentileza: adolescente doa os próprios chinelos a idoso triste e provoca corrente do bem; vídeo
Jogadoras de times rivais que descobriram ser irmãs biológicas têm 1º encontro em família; vídeo
Pacientes que ficaram cegos voltam a detectar objetos com terapia genética e óculos especiais; estudo
Elefantinha ferida por lança é salva e encontra melhor amiga em santuário no Quênia
Mulher salva coruja presa em arame farpado com ajuda de desconhecidos: corrente do bem
Idosos 70+ anunciam que vão votar no segundo turno para virar a eleição e vídeo viraliza
Família adota o filhotinho caramelo rejeitado após mãe e a irmã serem adotadas em SP: novo nome; vídeo
Deu certo! Paciente de 63 anos recebe sangue raríssimo enviado de avião do CE para MG
Pix bate recorde histórico no Brasil: 1 bilhão de chaves cadastradas e 170 milhões de clientes