Embrião raro de dinossauro é encontrado em ovo fossilizado: 66 milhões de anos

Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Embrião raro de dinossauro é encontrado em ovo fossilizado: 66 milhões de anos
O embrião raro de dinossauro encontrado na China - Foto: Xing et al./iScience / Cell Press / dpa / picture alliance

Bebê Jurassic Park é você?! (rs) Um embrião raro de dinossauro foi encontrado em um ovo fossilizado de 66 milhões de anos! Esse tesouro foi localizado entre uma série de objetos pré-históricos retirados no sul da China, na cidade de Ganzhou, na província de Jiangxi.

Segundo o pesquisador Waisum Ma, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, eles ficaram surpresos ao se deparar com o embrião tão bem preservado. “O feto está completo e tem a semelhança de um pássaro” explicou. Que demais!

O fóssil do embrião de dinossauro ainda dentro do ovo está em um estudo publicado nesta terça-feira, 21, na revista científica iScience. O bebê pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos, parentes distantes das aves.

Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. A raridade foi guardada, acabou esquecida, até que foi redescoberta durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.

Os pesquisadores deram o nome de “Baby Yingliang” ao bebê dinossauro.

Cientistas nunca encontraram antes um embrião de dinossauro tão bem preservado

Nos últimos 100 anos, muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros foram encontrados pelos arqueólogos, mas os cientistas nunca tinham encontrado um assim, em perfeito estado.

“A maioria dos embriões de dinossauros não aviários conhecidos está incompleta, ou com esqueletos desarticulados. Ficamos surpresos com esse”, disse.

Os estudos realizados mostraram que, dentro do ovo, o bebê está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.

Embrião pertence aos oviraptorossauros

Nomeado de Baby Yingliang, o embrião pertence aos oviraptorossauros, espécie terrestre de dinossauros.

Esses animais são um grupo de dinossauros terópodes emplumados, estreitamente relacionados com as aves atuais, conhecidos no Cretáceo da Ásia e América do Norte.

Agora, os cientistas planejam continuar com seus estudos avançados de imagem para identificar a anatomia interna do embrião.

A natureza é perfeita e a gente ainda tem muito o que aprender sobre ela!

embrião-dinossauro