Skatista brasileiro de 13 anos bate três recordes e vai para o Guinness

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Skatista brasileiro de 13 anos bate três recordes e vai para o Guinness
Gui Khuri foi o mais jovem a realizar a manobra 1080 graus. - Foto: Pitaya Filmes/Guinness

O Guinness World Records 2022 ganhou mais um nome brasileiro na lista de jovens recordistas. O skatista Gui Khury, de apenas 13 anos, entrou para o livro após conquistar três marcas únicas.

Gui se tornou o atleta mais jovem do X-Games, o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Os recordes foram alcançados em sequência, um a cada ano.

Além do reconhecimento no livro dos recordes, Gui também recebeu da instituição um certificado impresso.

“Estou muito feliz com esses três recordes, foram momentos muito especiais na minha vida e ainda quero conseguir fazer muito mais. Muito obrigado ao Guinness World Records pelo reconhecimento”, disse.

Carreira

Além dos recordes, Gui também teve outras vitórias memoráveis, como o prêmio do Skate Vert Best Trick aos 12 anos e 210 dias, nos X Games 2021, que aconteceu em Vista, Califórnia, nos Estados Unidos, em julho de 2021.

A carreira desse garoto incrível começou por inspiração do pai dele, Ricardo Khury, que o encorajava a praticar e procurava os skateparks locais para ajudá-lo a melhorar. Foi nesse momento que o garoto se apaixonou pelo esporte.

Com apenas 5 anos de idade, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéreos e giros nas mega rampas de quase 30 metros de altura.

Para melhorar o desempenho do filho, os pais do Gui construíram um centro de treinamento chamado Greenbox, em Campo Largo, Paraná.

Em 2019, Gui recebeu o convite para participar dos X Games em Minnesota. Com 10 anos, se tornou recordista oficial do Guinness World Records por ser o atleta mais jovem do X Games.

E o esforço tem dado muito certo. Hoje, Gui é considerado a maior promessa para o futuro do skate masculino.

https://www.instagram.com/p/CX6su2FF_GJ/

 

Gui foi incentivado pelos pais a treinar skate - Foto: reprodução Instagram

Gui foi incentivado pelos pais a treinar skate – Foto: reprodução Instagram

Com informações de Metrópoles