Raper Loyle abre escola de culinária para jovens com déficit de atenção

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Raper Loyle abre escola de culinária para jovens com déficit de atenção
O raper Loyle e a turma da escola de culinária Chilli Con Carner - Foto: reprodução Instagram @chilliconcarner

O raper Loyle Carner, de 26 anos, tem duas grandes paixões: as rimas e a culinária. A primeira o ajuda a se realizar profissionalmente, com apresentações por toda a Inglaterra. Já a segunda paixão, foi uma maneira que Loyle encontrou para lidar com o TDAH Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, diagnosticado desde os 7 anos.

E sabendo exatamente quais são as maiores dificuldades de adolescentes com TDAH, Loyle teve uma ideia verdadeiramente incrível! Ele abriu a Chilli Con Carner, uma escola de culinária de verão em Londres, criada para adolescentes que também sofrem com o transtorno.

A escola funciona durante as semanas do verão e reúne jovens de 14 a 16 anos para ensiná-los a fazer diversas receitas. Lá, os adolescentes aprendem receitas como panquecas americanas com bananas caramelizadas, salmão, bife Wellington, ravióli, entre outros pratos práticos.

“Nós falamos que eles fizeram algo legal e eles podem provar o sabor do que eles mesmos fizeram”, conta Mikey Krzyzanowski, parceiro de empreitada de Loyle Carner.

“Isso desfaz a carga de dor e a negatividade que eles recebem de pessoas ao redor deles ao longo de muito tempo”, conclui.

Desejo de infância

A escola foi criada há 5 anos e Loyle conta que é um desejo dele desde a infância.

“Éramos apenas eu e minha mãe durante boa parte da minha infância, então estar ao redor de uma mesa com um monte de gente era o lugar que eu queria estar. O amor pela comunidade veio daí. Quanto mais eu conseguia manter as pessoas na mesa falando sobre comida… eu cozinhava tudo o que as pessoas quisessem.”

O que é TDAH

E o TDAH é mais comum do que se pensa. Muita gente tem, sofre a vida toda com isso e nem sabe… acha que é cabeça dura por não conseguir aprender. Mas não é isso.

É uma dificuldade de focar no que está sendo explicado naquele instante, naquele livro que você está lendo… E tem também a facilidade de desviar sua atenção para outras coisas quando você menos espera.

De uma forma geral, TDAH é um transtorno crônico que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. O transtorno pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.
Os sintomas incluem falta de atenção e hiperatividade. Os tratamentos incluem medicamentos e psicoterapia.
Turma da Chilli Con Carner - Foto: reprodução Instagram @chilliconcarner

Turma da Chilli Con Carner – Foto: reprodução Instagram @chilliconcarner

Um dos alunos de Loyle que se tornou chef - Foto: reprodução Instagram @chilliconcarner

Um dos alunos de Loyle que se tornou chef – Foto: reprodução Instagram @chilliconcarner

Com informações de É Mais MT