Poetisa preta será 1ª a estampar moeda dos Estados Unidos

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Poetisa preta será 1ª a estampar moeda dos Estados Unidos
Maya Angelou em estampa na moeda de 25 centavos dos Estados Unidos / Burwell and Burwell Photography

A escritora, ativista e poetisa norte-americana Maya Angelou recebeu uma homenagem da Casa da Moeda dos EUA e se tornou a primeira mulher preta a estampar uma moeda.

Angelou ganhou destaque internacional após a publicação de sua autobiografia inovadora, “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola” (I Know Why the Caged Bird Sings, em inglês), com seu relato de estupro e racismo no segregamento da região sul dos EUA.

Angelou foi estuprada aos 7 anos pelo namorado de sua mãe que mais tarde foi espancado até a morte num ataque supostamente realizado por seus tios.

O trauma do estupro e a morte de seu agressor deixaram Angelou muda por seis anos.

Ela começou a escrever durante esse período em silêncio. Angela morreu em 2014, aos 86 anos.

“Cada vez que redesenhamos nossa moeda, temos a chance de dizer algo sobre nosso país – o que valorizamos e como progredimos como sociedade”, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, em comunicado.

“Estou muito orgulhosa de que essas moedas celebrem as contribuições de algumas das mulheres mais notáveis ​​da América, incluindo Maya Angelou.”

Casa Branca

A ativista foi responsável por ler o poema “No pulso da manhã” (On the Pulse of Morning, em inglês) na posse de 1993 do ex-presidente Bill Clinton.

A leitura de Angelou marcou a primeira vez que uma mulher afro-americana escreveu e apresentou um poema em uma posse presidencial.

Em 2010, o então presidente Barack Obama concedeu a Angelou a Medalha Presidencial da Liberdade, e ela recebeu em 2013 o Literarian Award, um prêmio honorário do National Book Award por contribuições à comunidade literária.

A campanha

Maya Angelou compõem a lista de até 20 mulheres norte-americanas que, entre 2022 e 2025, estarão nas peças de 25 centavos de dólar emitidas pela Casa da Moeda.

A moeda faz parte da campanha American Women Quarters, que também inclui Anna May Wong, a primeira estrela de cinema sino-americana de Hollywood.

O programa homenageia ainda Wilma Mankiller, a primeira chefe principal feminina da Nação Cherokee, Adelina Otero-Warren, líder do movimento sufragista do Novo México e Sally Ride, astronauta e física que foi a primeira mulher americana no espaço.

Com informações da CNN