Estudantes brasileiros criam aplicativo para comunicação de autistas

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Estudantes brasileiros criam aplicativo para comunicação de autistas
Os estudantes foram selecionados pela Apple e puderam desenvolver o aplicativo que ajuda autistas - Foto: Folha/PE

Estudantes da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – criaram o aplicativo ‘Autime’ para auxiliar pais e familiares de crianças autistas na comunicação e nas tarefas cotidianas, de forma lúdica e educativa.

Com o produto desenvolvido para o iPad, os estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Design e Engenharia Elétrica chamaram atenção da Apple.

Graças à seleção para participar do programa Apple Developer Academy, eles tiveram a oportunidade de imergir no mundo da programação e agora poderão ajudar muita gente gratuitamente.

Desenvolvimento do aplicativo

A ideia nasceu do estudante Eduardo Ramos, 28 anos, que tinha o sonho de ajudar seu primo João, uma criança autista, a se comunicar melhor.

O desenvolvimento do aplicativo contou com a ajuda da professora do Departamento de Terapia Ocupacional da universidade, Keise Nóbrega.

Aplicativo incentiva os pequenos nas tarefas

O aplicativo atende a dois tipos de perfis: um para os pais e outro para as crianças, com recursos diferentes para cada um.

Para os pais, é possível cadastrar atividades que devem ser feitas pelas crianças, e para as crianças, a cada tarefa concluída, eles ganham reforços positivos e frases motivacionais para conseguirem concluir as tarefas do dia com mais leveza.

E o mais legal: o aplicativo criado pelos brasileiros será gratuito!

Em fase final de montagem, o AuTime está marcado para chegar à loja de aplicativos da Apple em fevereiro de 2022.

Que notícia boa!

A gente não cansa de elogiar gente que ajuda gente!

estudantes-aplicativo-crianças-autistas

Foto: Reprodução/Folha PE

Com informações de Pais&Filhos