Exercícios podem aumentar imunidade após vacina contra Covid ou gripe

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Exercícios podem aumentar imunidade após vacina contra Covid ou gripe
Cientistas do Reino Unido descobriram que fatores que levam ao Alzheimer são os mesmos das doenças cardiovasculares - Foto: Pexels

Fazer exercícios após se vacinar contra o Covid, ou contra a gripe, pode ampliar os benefícios da vacina e aumentar seus efeitos, de acordo com um novo estudo de exercícios e imunização.

O estudo, com 70 pessoas e cerca de 80 camundongos, analisou as respostas de anticorpos após uma injeção com a vacina contra a gripe e a vacina Pfizer-BioNTech Covid-19.

O resultado é que pessoas que se exercitaram por 90 minutos logo após a injeção produziram mais anticorpos do que as pessoas que não o fizeram.

Portanto, uma caminhada de 90 minutos, corrida ou passeio de bicicleta após a vacinação pode aumentar a resposta imunológica do seu corpo.

Sem efeitos colaterais

O reforço imunológico extra, que deve ajudar a reduzir o risco de adoecer gravemente por essas doenças, não parece desencadear um aumento nos efeitos colaterais.

Os resultados do estudo são preliminares e precisam ser testados em um número maior de pessoas. Mas as descobertas aumentam as evidências de que estar em forma e fisicamente ativo pode preparar nossos corpos para responder com robustez extra às vacinas contra a gripe e a Covid.

O exercício altera ‘quase todas’ nossas células imunológicas. A relação entre exercício e imunidade é, em geral, bem estabelecida.

A maioria dos estudos mostra que ser fisicamente ativo ajuda a nos proteger contra resfriados e outras infecções leves do trato respiratório superior.

Estar em forma também pode aliviar a gravidade de uma infecção se ficarmos doentes.

Sintomas reduzidos

Em um estudo no ano passado com quase 50.000 californianos que desenvolveram Covid, por exemplo, aqueles que se exercitavam regularmente antes do diagnóstico tinham cerca de metade da probabilidade de acabar hospitalizados do que as pessoas que raramente se exercitavam.

Por outro lado, exercícios extremos podem minar nossa imunidade. Os maratonistas costumam relatar que ficam doentes após as corridas, e os ratos de laboratório que correm até a exaustão tendem a se tornar mais suscetíveis à gripe do que os animais sedentários.

No geral, porém, o exercício parece oferecer um potente impulso ao nosso sistema imunológico.

“O comportamento de quase todas as populações de células imunes na corrente sanguínea é alterado de alguma forma durante e após o exercício”, concluiu uma revisão recente de pesquisas anteriores sobre o assunto.

Tempo de exercício 

Após um mês dos testes, os níveis de anticorpos de todos os voluntários que fizeram exercício após se vacinarem contra a gripe ou o Covid aumentaram substancialmente, como esperado depois de receber uma vacina.

Mas eles foram mais altos nos homens e mulheres que se exercitaram por 90 minutos depois. Curiosamente, 45 minutos de exercício neste estudo não foram suficientes para aumentar os anticorpos. O treino mais curto provavelmente não aumentou os níveis de substâncias necessárias para amplificar a imunidade, incluindo interferon alfa.

“Mas foi estatisticamente significativo”, disse Marian Kohut, professora de cinesiologia e membro do Instituto Nanovaccine do estado de Iowa, que supervisionou o novo estudo.

Com informações do NYTimes