Menino de 13 anos é aprovado em 1º lugar em Direito no RJ

-
Por Monique de Carvalho
Compartilhar
Imagem de capa para Menino de 13 anos é aprovado em 1º lugar em Direito no RJ
Com apenas 13 anos, Caio foi aprovado em 1º lugar na UFRJ. E ele coleciona grandes conquistas. - Foto: Laurismara Temponi / Arquivo Pessoal

Aos 13 anos,  o estudante Caio Temponi foi aprovado em 1º lugar e se tornou o mais jovem aluno do curso de Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O menino prodígio nasceu no Ceará!

O jovem gênio já havia sido aprovado em 1º lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) – como mostrou o Só Notícia Boa em agosto de 2021 – e foi medalhista de ouro na Olimpíada de Mayo em matemática.

A mãe do adolescente, Laurismara Temponi, de 40 anos, conta que, desde os cinco anos de idade, ela e o marido perceberam que o garoto apresentava um desenvolvimento mais avançado.

Ela então resolveu levá-lo para realizar avaliações neuropsicológicas e dar o encaminhamento que ele precisava, para que tivesse a orientação educacional mais indicada.

Com os resultados dos testes, Caio foi avançando de séries gradativamente, pulando o 1º, 3º e o 8º ano, até que chegou ao 1º ano do ensino médio.

Enem

Foi com o avanço na escola, que Caio pôde fazer o Enem com apenas 13 anos e então se candidatar a uma vaga no curso de Direito da UFRRJ.

“Desde os 6, 7 anos, ele falava que queria ser juiz federal”, conta a mãe.

Caio contou que a prova foi cansativa, mas ele se manteve sempre calmo.

“Eu ainda não tinha me acostumado a esse estilo de prova, mas eu fiquei calmo, pois estava acostumado a estudar bastante”, diz.

Mas Caio conta que todo o processo valeu muito a pena,am após ver o resultado do Enen.

“Eu fiquei muito feliz quando abri o site e vi meu nome. Foi uma emoção muito grande saber que eu consegui ser aprovado na universidade da minha cidade. Nada tira agora meu sorriso”, celebra.

Curso preparatório para exame do ITA

Além da aprovação em Direito, Caio agora busca uma nova conquista. Ele está se preparando para a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Segundo o adolescente, ele tem muito interesse em ciências exatas e da natureza, por isso optou pelo segundo curso.

Mais jovem do país 

Com a aprovação na UFRJ, Caio se tornou o mais jovem do país a ser aprovado em uma universidade federal. Ele recebeu o resultado das notas nesta terça, 22.

Caio se sente feliz por ser, hoje, uma inspiração para muitas pessoas Brasil afora. Ele busca incentivar os jovens a se prepararem para o Enem e outros vestibulares este ano.

“Dediquem-se muito. Sem dedicação e determinação não dá para passar. Comecem de pouquinho, umas três horas, e assim vão avançando, até conseguir estudar várias matérias”, recomenda o jovem prodígio!

Caio Temponi foi aprovado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). — Foto: Laurismara Temponi / Arquivo Pessoal

Caio Temponi foi aprovado na UFRRJ — Foto: Laurismara Temponi / Arquivo Pessoal

Com informações de Estado de Minas