Nova Carteira de identidade: veja as mudanças e como solicitar

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Nova Carteira de identidade: veja as mudanças e como solicitar
O modelo da nova carteira de identidade foi apresentado em fevereiro e todos os estados devem começar a emissão agora em março - Foto: divulgação Governo Federal

A nova carteira de identidade dos brasileiros foi aprovada pelo Governo Federal no final de fevereiro e alguns estados já estão aplicando as mudanças necessárias para atender a todos os cidadãos.

O decreto que regulamenta a lei foi publicado no Diário Oficial da União e a novidade tem animado muitos brasileiros, que agora terão um documento unificado em padrão internacional!

O novo RG possui uma numeração única e engloba, em um único documento, a identidade, o CPF, o PIS/Pasep e também a Carteira de Motorista.

A novidade é que o novo RG terá um QR Code, que facilitará a validação eletrônica em diversas situações. A partir de agora, em vez de preencher seu número de identidade em filas e cadastramentos, basta autenticá-la através do código individual.

O cidadão ainda poderá ter o documento na versão impressa e acessar a identidade no formato digital através do portal Gov.br.

Padrão internacional e gratuito

Além de simplificar a vida do cidadão, a novidade também vai prevenir eventuais tentativas de fraude.

A emissão do documento será gratuita e os institutos estaduais terão até 6 de março de 2023 para se adequar às alterações.

O novo RG deverá facilitar a identificação aqui no Brasil e também seguirá o padrão internacional, com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes.

Com isso, o novo documento poderá ser considerado em viagens internacionais a países do Mercosul, a mudança é para facilitar a verificação da validade do documento.

É importante ressaltar que, ainda assim, a nova carteira de identidade não substitui o passaporte.

Além disso, o cidadão poderá optar por incluir informações de saúde em seu documento no momento da emissão como o grupo sanguíneo, se é doador de órgãos e informações sobre casos particulares de saúde.

Se você, assim como nós, já está animado para ter a nova carteira de identidade em mãos, veja como solicitar a sua sem burocracia.

Quem poderá solicitar inicialmente

Para controlar o alto volume de solicitações, o decreto prevê alguns pré-requisitos para que os brasileiros possam atualizar a carteira de identidade.

Inicialmente, poderão solicitar o novo documento, todos os brasileiros que fizeram o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, ou ainda em institutos de identificação parceiros.

Isso acontece porque o governo só poderá gerar uma identificação unificada para aqueles com impressões digitais inseridas na Base de Dados de Identificação Civil Nacional (BDICN).

Como pedir o novo documento

Para solicitar a nova carteira de identidade, basta ir até um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou a certidão de casamento.

É preciso ainda ver os prazos do seu estado para buscar a atualização dentro do estabelecido pelos governos.

Os documentos antigos terão uma validade de 10 anos para aqueles que possuem até 60 anos. Acima dessa idade, a mudança será facultativa.

As pessoas que não adequarem o documento no prazo estabelecido vão perder o status de documento de identificação.

Projeto do novo RG foi apresentado pelo Governo Federal - Foto: divulgação Governo Federal

Projeto do novo RG foi apresentado pelo Governo Federal – Foto: divulgação Governo Federal

Modelo da nova carteira de identidade - Foto: divulgação Governo Federal

Modelo da nova carteira de identidade – Foto: divulgação Governo Federal

Com informações de Jornal Contábil