Mãe cria berço a energia solar que cura recém-nascidos da icterícia

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Mãe cria berço a energia solar que cura recém-nascidos da icterícia
A designer nigeriana Virtue Oboro criou um berço à energia solar que cura a icterícia em locais sem energia elétrica - Foto: Benson Ibeabuchi / GGImages / RAEng

Na Nigéria, uma mãe descobriu uma forma fácil e barata de curar recém-nascidos da icterícia, doença em bebês que nascem com uma coloração amarelada na pele, olhos e mucosa.

Depois de sofrer a experiência com o filho recém-nascido, a designer Virtue Oboro decidiu concentrar seus esforços na prevenção e cura da icterícia, para que outras mães não passem pelo que ela passou, principalmente em regiões onde não existe energia elétrica.

Virtue Oboro projetou o “Crib A’Glow”, um berço que funciona como uma unidade de fototerapia portátil, alimentada por energia solar, que custa 5 vezes menos do que o convencional. E é 100% fabricado na Nigéria pela empresa dela, a Tiny Hearts (Pequenos Corações, em tradução livre).

Ajuda do marido

O marido de Virtue já tinha alguma experiência trabalhando com painéis solares, então ele ajudou a designer visual.

Ela também trabalhou com um pediatra durante o processo de design para garantir que todos os detalhes beneficiassem os bebês.

Agora, ela está pondo fim à doença infantil na comunidade com sua nova startup de tecnologia, com esses berços movidos a energia solar.

O medo que ela passou com o filho

O hospital onde Virtue teve a criança não tinha aparelhos de fototerapia, então o pequeno Tombra teve que receber uma transfusão de sangue de emergência arriscada.

O filho de Virtue, Tombra, tinha apenas 48 horas de vida quando teve que ser levado às pressas para a UTI neo-natal.

Os médicos constataram um grande acúmulo de bilirrubina, que deixa a pele amarelada e pode levar a danos permanentes ou até a morte.

Felizmente, o filho dela se recuperou totalmente nos dias seguintes, mas Virtue ficou impactada com a experiência.

“Senti que algumas das coisas que experimentei poderiam ter sido evitadas”, disse a designer. “Pensei, há algo que eu possa fazer para diminuir a dor dos bebês e das mães da minha comunidade?”.

Berços estão em 500 hospitais da Nigéria

Há dois anos, o Crib A’Glow recebeu uma doação de US$ 50.000 (R$ 250 mil) da Johnson & Johnson por meio da iniciativa Africa Innovation Challenge.

Graças ao investimento, os berços fototerápicos de Virtue agora podem ser encontrados em 500 hospitais na Nigéria e na nação vizinha, Gana.

Eles já foram usados no tratamento de mais de 300 mil bebês!

Este ano, Virtue foi reconhecida no Prêmio África para Inovação em Engenharia por ter salvo mais de 200 mil bebês da icterícia após a implantação dos berços em áreas rurais, longe de hospitais e também em locais onde não há energia elétrica.

É assim que se ajuda a melhorar o mundo. Aplausos para essa mãe transformadora e empreendedora!

Berços da Virtue Oboro estão em 500 hospitais da Nigéria - Foto: Tiny Hearts / Facebook

Berços da Virtue Oboro estão em 500 hospitais da Nigéria – Foto: Tiny Hearts / Facebook

Os berços já foram usados no tratamento de mais de 300 mil bebês - Foto: Tiny Hearts / Facebook

Os berços já foram usados no tratamento de mais de 300 mil bebês – Foto: Tiny Hearts / Facebook

Com informações do GNN