Santa Casa faz exame de icterícia sem picar recém-nascidos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Santa Casa faz exame de icterícia sem picar recém-nascidos
Foto: Santa Casa de Campo Grande

Chega de furar as crianças recém nascidas para retirar sangue e fazer exames de bilirrubina. Essa dosagem é importante em recém-nascidos com icterícia.

O Colégio Harmonia e um conselheiro da Associação Beneficente de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, – que não quis ter o nome divulgado – doaram à Santa Casa da cidade um equipamento capaz de realizar a aferição por um simples escaneamento da pele do bebê.

A maternidade da Santa Casa é hoje a única de Mato Grosso do Sul que possui o aparelho de medição de bilirrubina transcutânea, o Bilirrubinômetro.

Ele reduz drasticamente o número de coletas sanguíneas em recém-nascido e com isso, leva aos bebês e familiares um atendimento mais humanizado, sem dor e stress da criança.

Mais de 80% dos recém-nascidos ficam ictéricos, uma alteração causada pelo aumento de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo.

Mas, a partir de agora, os bebês que nascerem na Santa Casa estarão livre das dores da agulha e os pais ficarão sabendo na hora o resultado do exame do seu filho com o bilirrubinômetro.

Como

O aparelho ao ser posicionado na testa da criança, permite a leitura de bilirrubina sem precisar dispor de uma amostra sanguínea.

“Com o equipamento a criança não sentirá mais dores nos primeiros dias de vida além de evitar o recém-nascido ter anemia devido as coletas. Com o medidor de icterícia, você pode identificar com precisão a doença”, explica o Dr. Walter Peres, coordenador da linha Materno-Infantil da Santa Casa.

“O rastreio eficaz pode diminuir as taxas de readmissão e as durações da estadia. Ter resultados confiáveis em segundos ao invés de horas aumenta a segurança do paciente e agiliza a tomada de decisões”, completa.

Mais barato

O aparelho é em média 46% mais barato que o exame convencional, e reduzirá em até 78% as coletas sanguíneas em bebês.

Ele tem capacidade para fazer mais  de 150 mil análises sem necessidade de manutenção e uma expectativa de vida útil de 78 anos.

Uma estimativa realizada em 2015 na maternidade do hospital, conta que no ano passado foram realizados 1900 exames.

Com informações da SantaCasa