Sai ranking dos melhores hospitais do mundo; 22 brasileiros na lista

O Brasil brilhou mais uma vez no cenário internacional da saúde. O levantamento anual “World’s Best Specialized Hospitals”, da revista americana Newsweek em parceria com a Statista, apontou 22 hospitais brasileiros entre os melhores do mundo em 2026.
A pesquisa ouviu pacientes, médicos e avaliou certificações entre maio e julho deste ano. No total, 673 hospitais de diferentes países entraram no levantamento, e o Brasil se destacou não apenas pelo número de instituições, mas também pela liderança em várias especialidades médicas.
Entre os destaques, estão hospitais públicos e privados que, juntos, colocam o país como referência na América Latina. O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, foi o grande protagonista, liderando em sete das 12 categorias avaliadas, enquanto o Hospital das Clínicas da USP brilhou na neurologia, mostrando que o SUS também tem espaço de excelência mundial.
22 hospitais brasileiros na lista geral
O resultado mostra a força da medicina nacional e reforça que pacientes daqui podem contar com centros de excelência reconhecidos globalmente.
O ranking reconheceu centros médicos espalhados por diferentes estados, embora a maioria esteja concentrada em São Paulo. Os outros ficam no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Leia mais notícia boa:
- Sai ranking das 30 cidades mais seguras para se viver no Brasil; veja as melhores
- Sai ranking das carreiras com salários mais altos em 2025; com e sem formação universitária
- Sai ranking dos carros mais econômicos do Brasil em 2025; Top10
Hospitais brasileiro em destaque no ranking:
- Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
- Hospital Sírio-Libanês (SP)
- Instituto do Coração (InCor), da USP (SP)
- Hospital das Clínicas da USP (SP)
- Hospital Pró-Cardíaco (RJ)
- Mater Dei Santo Agostinho (MG)
- Hospital Infantil Pequeno Príncipe (PR)
- Hospital Moinhos de Vento (RS)
Outros nomes importantes também entraram na lista, como o A.C. Camargo Cancer Center, o HCOR, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Beneficência Portuguesa e o Hospital São Paulo (Unifesp).
Desempenho por especialidade
Além da lista geral, a Newsweek divulgou rankings específicos em 12 especialidades médicas. O Brasil não só marcou presença como também liderou na região:
- Cardiologia e Cirurgia Cardíaca: Instituto do Coração (InCor) e Hospital Israelita Albert Einstein entre os 50 melhores do mundo.
- Neurologia e Neurocirurgia: Hospital das Clínicas da USP se destacou como o melhor da América Latina.
- Oncologia: Einstein, Sírio-Libanês e A.C. Camargo entre os principais.
- Pediatria: destaque para o Pequeno Príncipe (Curitiba) e o Sabará (São Paulo).
- Ortopedia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Pneumologia e Urologia: presença de hospitais paulistas e gaúchos entre os melhores.
No total, até hospitais que não apareceram na lista geral foram lembrados em especialidades, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, que entrou no ranking de oncologia.
Hospitais inteligentes
Outra lista publicada pela revista foi a “World’s Best Smart Hospitals 2026”, que avalia o uso de tecnologia de ponta, como inteligência artificial, robótica e telemedicina.
O Brasil garantiu presença com dois hospitais no Top 100 mundial:
- 28º lugar: Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
- 69º lugar: Hospital Sírio-Libanês (SP)
Além deles, outros três hospitais brasileiros apareceram entre os 350 mais inovadores: Beneficência Portuguesa (SP), Hospital Moinhos de Vento (RS) e Hospital Samaritano Higienópolis (SP).
