“Estaria perdido por aí”, conta jovem que teve a vida transformada pela música

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Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para “Estaria perdido por aí”, conta jovem que teve a vida transformada pela música
O educador social Júlio César, que teve a muda transformada pela musica, na apresentação do espetáculo Tribais, da Rede Cultural Beija-Flor - Foto: divulgação

“Te garanto que sem a música eu não seria algo muito bom porque, hoje em dia, dentro das comunidades de Diadema, sabemos que a coisa é bem feia. Se eu não tivesse conhecido a percussão ainda na infância, tenho certeza que estaria perdido por aí”.

A fala é do jovem Júlio César, 18 anos, que teve o contato com a música ainda criança, através do trabalho realizado pela Rede Cultural Beija-Flor, uma Organização Não-Governamental que atua há 28 anos na cidade de na Grande São Paulo e atende crianças e jovens, com idade entre 6 a 24 anos, em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Atualmente, Júlio trabalha como educador social na mesma instituição e agora impacta positivamente a trajetória de outros jovens e crianças, sendo exemplo de como a música pode cumprir um papel social importante na vida das pessoas. Na dele, os benefícios foram muitos: perdeu a timidez – antes era uma pessoa introvertida –, contribuiu para maior foco nas aulas e rendeu um melhor desempenho na escola.

Na verdade, brinca ele, o amor pela percussão falava mais alto e, para entender melhor as partituras ele tinha que dominar alguns conceitos de matemática.

“Eu tinha que usar conhecimentos que eu aprendia na escola. Então, como eu era apaixonado pela percussão, automaticamente eu me esforcei na escola para conseguir ter destaque na percussão e que, por outro lado, me fazia ter destaque na escola também”, lembra.

Ajudando outras crianças como educador social, ele espera não só repassar os conhecimentos que tem, como também ser um exemplo de vida.

Para Ivone Silva, diretora da ONG Rede Cultural Beija-Flor, como na vida de Júlio, a música é um importante instrumento para incentivar a participação e, por isso, é um grande aliado durante as aulas que a ONG disponibiliza.

“A música auxilia os jovens a se conhecerem e a se comunicarem melhor. A arte da musicalidade torna tudo mais prazeroso e sensível, fazendo com que os jovens se expressem melhor e se tornem adultos empáticos e conscientes”, explica.

Vidas impactadas

Somente em 2021, foram 2.820 pessoas impactadas pelo trabalho da ONG que se estende para outras atividades.

Destas, 425 são crianças e jovens beneficiados, 122 alunos do curso feito em parceria com o Sebrae, Senac e Senai, 202 famílias da comunidade, 283 familiares dos matriculados, 40 indígenas e 39 pelo Sistema S (conjunto de organizações voltadas para treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica).

Além de diversão, música também contribui na educação

Já é comprovado cientificamente que a música auxilia no estímulo de memória e no tratamento de doenças psiquiátricas ligadas ao aprendizado. O uso desse recurso também contribui diretamente na sensibilização das crianças, para que se tornem adultos mais humanizados e encontrem esforços e dedicação em meios distintos.

O médico psiquiatra Alexandre Valverde explica que a música possui capacidade de fazer com que as pessoas absorvam conhecimento, seja através de canções próprias para o ensino, onde as letras contêm conteúdos disciplinares ou não.

“A relação da educação com a música é conhecida desde a antiguidade e torna-se extremamente prazerosa para o conhecimento. Ela facilita a recuperação da memória e, por isso, muitos professores desenvolvem músicas dos temas abordados na escola”, explica, acrescentando que as melodias também auxiliam na evolução de pessoas que possuem Autismo, Dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e diversos outros transtornos.

A música deveria ser obrigatória no ensino básico, defende profissional

Assim como outras linguagens artísticas que são ensinadas em sala de aula, a música deveria fazer parte obrigatória na educação básica, defende Fernando Gabriel músico, CEO e cofundador da empresa musitech STRM.

Para ele, além de todo potencial de complementaridade de desenvolvimento, a música também ajuda no autoconhecimento, na postura e comunicação, sendo não só indispensável na educação infantil, mas na formação de adultos também.

“Todos esses atributos do dia a dia, que são extremamente importantes para o desenvolvimento e sucesso em uma carreira, seja ela qual for, podem ser desenvolvidos com a ajuda da música”, defende.

Pesquisas nessa área mostram ainda que, quando uma pessoa escuta música, essa atividade desregula em seu organismo os genes associados à neurodegeneração, remetendo a música a uma função neuroprotetiva.

“É cientificamente comprovado que a arte e a música estimulam uma área do cérebro, que as disciplinas convencionais, tradicionais das escolas não desenvolvem. A música mexe com a área mais emocional e criativa do desenvolvimento do cérebro”, complementa Fernando.

Aula de música na Rede Cultural Beija-Flor - Foto: Divulgação

Aula de música na Rede Cultural Beija-Flor – Foto: Divulgação

Júlio César, que é de Diadema, na apresentação do espetáculo Tribais, da Rede Cultural Beija-Flor - Foto: divulgação

Júlio César, que é de Diadema, na apresentação do espetáculo Tribais, da Rede Cultural Beija-Flor – Foto: divulgação

Com informações da Agência Educa Mais Brasil