Sonho de ser mãe: mulher ajuda família barriga de aluguel na Ucrânia

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Sonho de ser mãe: mulher ajuda família barriga de aluguel na Ucrânia
Deise é mãe através de uma barriga de aluguel ucraniana e agora que ajudar a família da mulher - Foto: arquivo pessoal

Foi graças a uma barriga de aluguel que a especialista em negócios internacionais Deise Leobet, de 51 anos, realizou o sonho de ser mãe.

A pequena Lua nasceu há dois anos em Kharkiv, uma das cidades atacadas pela Rússia. Agora, Deise quer retribuir tudo o que ganhou com o nascimento da filha, ajudando a mulher que gerou a bebê.

“A Ucrânia fez tanto por mim, pela minha família, que eu tenho uma dívida com esse país. A gente não é contra os russos. Somos pela paz. Nada justifica uma guerra. Estamos todos conectados”, diz Deise.

Ato pela paz

No início do mês, Deise recebeu uma mensagem da mulher que deu à luz Lua. “Ela disse que foi bom nos conhecer e que não sabia se ela e sua família sobreviveria aos ataques no país”, conta.

Segundo a mãe, o contato com a ucraniana é quase que diário. “A nossa rainha, que nos emprestou seu útero temporariamente, continua sob risco de vida, assim como seus dois filhos e marido, que agora foi chamado a lutar. Sinto-me na obrigação moral de salvar a família que me ajudou a trazer a minha”, diz.

Ela organizou um Ato pela Paz em Brasília. Na ocasião, Deise explicou que esse tipo de manifestação pode ajudar a salvar a vida da barriga de aluguel de Lua e muitas outras famílias.

“Podemos ser uma gota no oceano mas a gente tem que fazer a diferença. Só ficar indignado não é suficiente. Passei 20 anos na Europa. Tenho grupos de amigos em vários países e tenho pedido para as pessoas que queiram abrigar refugiados e ajudar com doação”, destaca.

Como ajudar

Do lado de cá, nós podemos ajudar de diferentes formas os refugiados e, até mesmo, as pessoas que decidiram não deixar a Ucrânia ou não puderam fazer isso.

A ACNUR é uma Agência da ONU para Refugiados. Eles protegem e oferecem toda a assistência que as famílias precisam neste momento crítico.

Segundo o órgão um total de 16 milhões de ucranianos precisarão de ajuda humanitária. Por isso, eles disponibilizaram uma página de doação para quem deseja enviar um valor para essas famílias.

As doações podem ser únicas ou recorrentes e são creditadas a partir de um cartão. Para doar, basta acessar este link.

Manifestação no DF pede paz na Ucrânia — Foto: Caroline Cintra

Manifestação no DF pede paz na Ucrânia — Foto: Caroline Cintra

Deise Leobet, de 51 anos, com a filha Lua — Foto: Redes sociais/Reprodução

Deise Leobet, de 51 anos, com a filha Lua — Foto: Redes sociais/Reprodução

Com informações de Rede BCN