Idoso de 101 realiza sonho: formado no ensino médio após 80 anos

Foram 80 anos de espera para receber o diploma do ensino médio e, agora, Merrill Pittman Cooper, de 101, pôde realizar esse sonho, que estava guardado durante todo esse tempo.
Para o idoso, receber o diploma é muito significativo. Na época, a instituição era uma das poucas escolas para pretos do estado da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos.
Merril contou que nunca pôde se formar porque a mãe devia a última mensalidade e o dinheiro que ganhava, como empregada doméstica, não dava para quitar a dívida.
Agora, com uma carreira estabilizada, ele ganhou uma surpresa dos familiares. Merril não só conseguiu resgatar o diploma, como teve uma cerimônia de formatura com direito a beca e tudo mais! E o sorriso dele não esconde a felicidade desse momento, não é?
Herança escrava
Merril estudou no Storer College em Harpers Ferry, de 1934 a 1938. A escola era um internato fundado após a Guerra Civil, que educou crianças anteriormente escravizadas.
O idoso contou que sabia a dificuldade da mãe para pagar as mensalidades. Então, quando terminou aquele último ano, incentivou a família a se mudar para a Filadélfia, onde encontrariam melhores condições de vida.
“Ela trabalhou tanto e tudo se tornou tão difícil que decidi que seria melhor desistir de continuar na escola”, disse ele.
Muitas conquistas vieram
Após a mudança de estado, Merril conseguiu um emprego em uma loja de roupas femininas e passou a ajudar a pagar as contas. Em 1945 ele foi contratado como operador de bonde urbano. Foi onde conseguiu se estabilizar e melhorar de vida.
“Foi difícil quando comecei”, disse, lembrando do racismo que sofreu. “Eu não gostaria de repetir algumas das coisas que as pessoas me disseram quando me viram operando o bonde. Tivemos que ter a Guarda Nacional a bordo para manter a paz.”
Mesmo conquistando muita coisa na vida, o desejo de ter o diploma nunca foi apagado, de fato.
“Com o passar do tempo, pensei que provavelmente era tarde demais, então deixei isso para trás e tirei o melhor da situação”, disse.
Formatura
Para ajudar Merril a realizar o grande sonho, a família procurou a equipe da escola, que trabalhou com parceiros locais, regionais e estaduais para homenagear o idoso com uma cerimônia de formatura mais que especial.
“Nunca imaginei que algo assim pudesse acontecer”, comemorou o idoso.
Merril recebeu o diploma do superintendente das Escolas do Condado de Jefferson, Bondy Shay Gibson-Learn, que viajou de West Virginia para a ocasião.
Representantes da Storer College Alumni Association e do Harpers Ferry National Historical Park também fizeram discursos virtualmente da Harpers Ferry.
“Não consigo pensar em um dia mais feliz”, disse o idoso, que agora exibe o diploma emoldurado na cômoda do quarto.
“Mesmo que tenha demorado um pouco, estou muito feliz por finalmente tê-lo”, disse ele.
Com informações de The Washington Post

Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Enem 2025: notas já estão disponíveis na internet; veja como acessar
Homem que morou nas ruas vira advogado e tira da cadeia amigo que deu 1º emprego
Ex-garçom e filho de diarista é empossado como novo diplomata brasileiro no Itamaraty
Professor de MMA dá aulas de graça para mulheres e ensina defesa pessoal contra feminicídio
Jovem resolve enigma matemático que pesquisadores não conseguiram por 60 anos
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas