Dengue: vacina do Butantan gera anticorpos em mais de 90% dos pacientes

A epidemia da Dengue no Brasil, que é uma das maiores preocupações da Saúde há anos, pode estar próxima de ser controlada.
De acordo com o Instituto Butantan, a vacina que está em desenvolvimento há mais de 10 anos induziu a geração de anticorpos em 100% dos indivíduos que já tiveram dengue e em mais de 90% naqueles que nunca tiveram contato com o vírus.
Os dados são de um novo estudo, da fase 1 dos testes, publicado por pesquisadores da farmacêutica Merck, parceira Butantan. Os resultados foram publicados este mês na revista científica Human Vaccines & Immunotherapeutics.
Dose única
O estudo contou com a participação de 200 adultos, que receberam duas doses do imunizante ou placebo.
Logo após a primeira dose, a soroconversão – que é o tempo que os anticorpos têm para se defender – foi de 100% em quem já teve dengue e 92,6% em quem nunca foi infectado.
Já a dose adicional não apresentou diferenças significativas, confirmando que uma única dose é suficiente para produzir resposta imunológica contra a doença.
“A vacina também se mostrou segura e sem efeitos adversos graves. As reações mais comuns foram dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea e mialgia (dor muscular)”, disse o Butantan, em nota.
Também foi avaliada a imunogenicidade, que é a capacidade da vacina de gerar uma resposta imune. O acompanhamento durou um ano por meio de testes de neutralização do vírus e se manteve alta em todos os participantes.
A vacina vem sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID).
Com informações de CNN

Brasil está na primeira imagem da Terra feita pela Artemis II, da Nasa; veja
Piso de R$ 3 mil para garis, aprovado pela Câmara, chega ao Senado
Cachorrinha que defendeu Jesus na Paixão de Cristo volta para casa; se perdeu na enchente no RS
Concurso da Adab 2026 tem inscrições prorrogadas até domingo; salários de até R$ 7,4 mil
Gatinho é resgatado na rua, faz “carinha de coitado” e conquista família e internet
Vestido de papa, bebê brasileiro de 4 meses recebe bênção de Leão XIV no Vaticano
Jonathan está vivo! Tartaruga mais velha do mundo não morreu: “foi uma farsa”; vídeo
Meta lança óculos de grau com IA em parceira com a Ray-ban; novas funcionalidades
“Emergência Radioativa” é a 4º série mais vista da Netflix global; césio-137 em Goiânia