Ameaçada de extinção, borboleta é vista em Brumadinho após 10 anos

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Ameaçada de extinção, borboleta é vista em Brumadinho após 10 anos
O reencontro aconteceu durante as atividades de monitoramento de fauna realizadas pela equipe de biólogos da Vale. Foto: Divulgação/Vale

Que perfeição da natureza! A borboleta ribeirinha deu as caras novamente após 10 anos desaparecida. Ameaçada de extinção, essa lindeza foi vista agora em Brumadinho.

O reencontro aconteceu durante as atividades de monitoramento de fauna realizadas pela equipe de biólogos da Vale.

Como se fosse uma mensagem de esperança a todos nós, ela apareceu nas matas ciliares da Vale, na área em recuperação do rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão.

A borboleta também figura na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Espécie é encontrada em apenas 3 lugares em todo o país

A borboleta ribeirinha é encontrada em apenas três localidades: Planaltina (DF), Serra da Canastra e Brumadinho, ambas em Minas.

Essas lindezas de asas escuras, com tênues detalhes rosados, vivem isoladas e em populações pequenas.

Infelizmente, o crescimento urbano e as atividades rurais afetaram seu habitat natural, levando a espécie a ficar em ameaça de extinção.

“Por isso, o programa de monitoramento que está sendo realizado pela Vale em parceria com especialistas acadêmicos é de extrema importância para gerar conhecimento científico e subsidiar projetos para recuperação e conservação das áreas impactadas pelo rompimento e áreas do entorno onde estão sendo registrados estes animais”, afirma a bióloga e especialista em borboletas da UFMG, Marina Beirão.

60 borboletas já foram encontradas e catalogadas

Quando um espécime é avistado, os biólogos realizam a captura com o auxílio de redes para a coleta.

Até o momento foram identificados cerca de 60 indivíduos, sendo que 56% eram machos e jovens. Esse dado é importante uma vez que cada fêmea pode acasalar mais de uma vez e com parceiros diferentes.

O registro das borboletas

Cada borboleta é registrada e recebe uma marcação utilizando uma caneta de tinta atóxica. Além disso são compilados dados como sexo, idade estimada e comprimento.

Após o registro fotográfico e o georreferenciamento elas são soltas no mesmo local da captura.

Todo o processo ajuda a entender o comportamento destes animais e estimar a distribuição da espécie ao longo da área.

Com informações de Estado de Minas Gerais