Ameaçada de extinção, borboleta é vista em Brumadinho após 10 anos

Que perfeição da natureza! A borboleta ribeirinha deu as caras novamente após 10 anos desaparecida. Ameaçada de extinção, essa lindeza foi vista agora em Brumadinho.
O reencontro aconteceu durante as atividades de monitoramento de fauna realizadas pela equipe de biólogos da Vale.
Como se fosse uma mensagem de esperança a todos nós, ela apareceu nas matas ciliares da Vale, na área em recuperação do rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão.
A borboleta também figura na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
Espécie é encontrada em apenas 3 lugares em todo o país
A borboleta ribeirinha é encontrada em apenas três localidades: Planaltina (DF), Serra da Canastra e Brumadinho, ambas em Minas.
Essas lindezas de asas escuras, com tênues detalhes rosados, vivem isoladas e em populações pequenas.
Infelizmente, o crescimento urbano e as atividades rurais afetaram seu habitat natural, levando a espécie a ficar em ameaça de extinção.
“Por isso, o programa de monitoramento que está sendo realizado pela Vale em parceria com especialistas acadêmicos é de extrema importância para gerar conhecimento científico e subsidiar projetos para recuperação e conservação das áreas impactadas pelo rompimento e áreas do entorno onde estão sendo registrados estes animais”, afirma a bióloga e especialista em borboletas da UFMG, Marina Beirão.
60 borboletas já foram encontradas e catalogadas
Quando um espécime é avistado, os biólogos realizam a captura com o auxílio de redes para a coleta.
Até o momento foram identificados cerca de 60 indivíduos, sendo que 56% eram machos e jovens. Esse dado é importante uma vez que cada fêmea pode acasalar mais de uma vez e com parceiros diferentes.
O registro das borboletas
Cada borboleta é registrada e recebe uma marcação utilizando uma caneta de tinta atóxica. Além disso são compilados dados como sexo, idade estimada e comprimento.
Após o registro fotográfico e o georreferenciamento elas são soltas no mesmo local da captura.
Todo o processo ajuda a entender o comportamento destes animais e estimar a distribuição da espécie ao longo da área.
Com informações de Estado de Minas Gerais

Ministra Cármen Lúcia recebe 12 buquês de flores de juízas: “A senhora não está sozinha”
Bolsa Família tem aumento de 15% e o novo valor começa a ser pago em outubro, perto da eleição
Motoristas e motociclista resgatam idosa de 89 anos perdida na Linha Vermelha, no Rio; vídeo
Motoboy que salvou menina do ataque de abelhas ganha carro novo e moto; vídeo
Protetora resgata cachorrinha grávida abandonada em avenida e acompanha gestação; vídeo
Após 2 transplantes de fígado, pai conhece clínica da filha de surpresa e os dois choram; vídeo
Sai ranking dos melhores hotéis do mundo em 2026: Brasil tem dois na lista
Células da mãe podem permanecer no corpo dos filhos por décadas, mostra ciência
Cão Tsunami que salvou pessoas no terremoto ganha estátua na Venezuela; vídeo
Capitão dos Bombeiros leva “banho” de mangueira de surpresa no próprio casamento em GO; vídeo
Crianças surpreendem Rema cantando “Calm Down” e cantor não segura a emoção; vídeo