Estudando sozinho, sem-teto passa em ‘Letras’ na UnB

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Estudando sozinho, sem-teto passa em ‘Letras’ na UnB
O sem-teto largou tudo quando entrou para o mundo das drogas, há 10 anos. Hoje ele comemora a aprovação na UNB - Foto: reprodução Metrópoles

Estudando sozinho, um brasileiro sem-teto realizou o sonho de cursar uma universidade. Valdemir é o mais novo aluno do curso de Letras da Universidade de Brasília (UnB). A história de vida do Valdemir Bispo de Jesus, 38 anos, é daquelas que nos provam que toda mudança é possível!

A caminhada do Valdermir até a UnB não foi nada fácil. Há 10 anos ele passou a usar crack e acabou indo parar nas ruas de Taguatinga, no Distrito Federal.

E foi a paixão pela leitura e pela escrita que fez o baiano, nascido em Itaberaba, não desistir de tudo. “Faço isso [escrever] desde que me entendo por gente. Tanto que no meu primeiro trabalho, aos 17 anos, como mensageiro no Banco Central, encontrei uma pessoa que, junto a mim, lançou um livro. Fui um dos percussores do E-Book”, lembra.

Mundo das drogas

Por causa da paixão pela escrita, Valdemir passou a conhecer pessoalmente grandes nomes da literatura brasiliense e a divulgar vários poemas de autoria própria até que, por volta de 2012, conheceu o crack. “Passei por esse pesadelo”, diz.

Foi na mesma época que ele decidiu sair de casa para evitar mais conflitos com a família. Valdemir então mudou para Goiânia, na tentativa de fugir da droga, mas afirma que todo lugar que ia, acabava se encontrando com o crack.

“Onde quer que você vá, você encontra. É uma epidemia. Eu ficava ziguezagueando, mas sempre evitei morar na rua mesmo. Nesses anos todos, devo ter ficado na mendicância mesmo por um mês apenas”, explica.

A virada

Foram nessas idas e vindas com o crack que Valdemir conheceu o Instituto Inclusão, que ajuda no encaminhamento de pessoas para casas de passagem mantidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Valdemir então foi para uma dessas casas em Taguatinga Norte, no fim de 2021. “Aqui, o espaço físico é muito bom, os profissionais, principalmente da equipe técnica, são excelentes. Eu senti o calor humano ao chegar aqui”, conta.

A aprovação na UnB

A vontade de entrar em uma universidade sempre existiu, mas tinha ficado de lado devido aos inúmeros problemas que ele enfrentava.

O sonho só foi amadurecido no fim de 2021, quando Valdemir conheceu o Ezequiel Ruiz, 27 anos, que é psicólogo na casa de passagem onde ele vive.

Foi Ezequiel quem fez o primeiro acompanhamento de Valdemir e organizou tudo para que ele pudesse fazer o vestibular.

“Eu sabia que o Valdemir tinha esse sonho de fazer o ensino superior e percebi o gosto pela leitura”, comenta.

E foi em um dia em que o psicólogo acompanhava o paciente até o campus de Ceilândia, para participar de um estudo, que a inscrição foi feita.

“Foi no último dia. Tínhamos apenas algumas horas. Resolvemos o curso na hora e deu certo”, lembra.

Todo o esforço valeu a pena. A aprovação para Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas veio.

Ajuda para estudar

Para iniciar a faculdade, Valdemir ainda precisa de ajuda. Ele não tem um celular ou notebook para acompanhe as aulas.

A casa de passagem informa que aceita doação dos equipamentos. Basta entregar na casa QNE 24, Casa 05 – Taguatinga Norte/Samdu Norte.

Valdemir sempre gostou de escrever - Foto: reprodução Metrópoles

Valdemir sempre gostou de escrever – Foto: reprodução Metrópoles

Valdemir e a equipe da casa de passagem - Foto: reprodução Metrópoles

Valdemir e a equipe da casa de passagem – Foto: reprodução Metrópoles

Com informações de Metrópoles