Descoberta: terapia revolucionária consegue reverter esclerose múltipla

Uma descoberta feita pela norte-americana Atara Biotherapeutics conseguiu reverter com sucesso a progressão da esclerose múltipla em pouco mais de 20 pacientes.
A técnica utiliza células T ligadas ao sistema imunológico. Apesar de se tratar de um estudo de pequena escala, os exames feitos no cérebro indicam que a progressão da doença foi travada e em alguns dos casos foi mesmo revertida.
Após a terapia revolucionária, alguns pacientes reveleram caminhar sem dores. Os primeiros resultados foram apresentados em São Francisco, EUA, no mês passado e são promissores.
Como combate a doença
O foco do tratamento é o vírus de Epstein-Barr, tido por muitos como o potencial causador desta misteriosa doença incurável, sendo que na base estão células T retiradas de pessoas que foram capazes de combater o vírus.
A terapia consiste na injeção de pacientes com esclerose múltipla destas células T imunitárias. Foram, ao todo, 24 pacientes que se submeteram à terapia durante um ano.
Alguns dos participantes prolongaram a terapia, iniciada em 2017, por mais três anos.
Fato extraordinário
O fato de ter existido alguma melhoria é, por si só, extraordinário, revelam os especialistas na doença.
“Quando um paciente atinge um certo nível de incapacidade, é muito raro verificar-se uma reversão natural. Não é expectável, dado o histórico da doença, verificar-se qualquer tipo de melhoria sustentada”, revelou ao Daily Mail o neurologista Mark Freedman.
Ensaios na fase 2
Apesar do entusiasmo, alguns pesquisadores têm criticado o estudo, seja pela sua reduzida dimensão, seja por outras questões técnicas.
A empresa está atualmente na segunda fase de ensaios clínicos, feitos em 80 participantes.
Com informações do NIT

Injeção antienvelhecimento regenera cartilagem do joelho e previne artrite; terapia inovadora
Tratar hérnia de disco sem cirurgia; técnica de médico brasileiro usa injeção na coluna
Nova injeção faz células imunes combaterem tumores com câncer
Folha de quebra-pedra será o 1º remédio fitoterápico do SUS
Anvisa aprova novo medicamento para prevenção do HIV: é semestral
Autismo pode ser evolução biológica do cérebro humano, diz estudo
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas