Surfista da Rocinha que salvou salva-vidas poderá receber medalha Tiradentes

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Surfista da Rocinha que salvou salva-vidas poderá receber medalha Tiradentes
O surfista da Rocinha, Renan de Souza, poderá receber uma medalha pela bravura de ter salvo um salva-vidas no mar agitado de São Conrado, no RJ - Fotos: reprodução. / Redes sociais

O surfista da Rocinha, Renan de Souza, poderá receber uma medalha pela bravura de ter salvo um salva-vidas no mar agitado de São Conrado, no Rio de Janeiro.

O bordyboarder foi indicado para receber medalha Tiradentes na Alerj, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A proposta, apresentada pela deputada Alana Passos (União Brasil), foi protocolada nesta terça-feira (19). Ela é a maior honraria do Poder Legislativo do Rio de Janeiro, e poderá ser dada a Renan pelo seu ato de coragem.

“Reconheço e agradeço a Renan por esse ato de heroísmo. O mundo precisa de pessoas com essa energia e abnegação. Ele não pensou no risco de morte que correria ao entrar no mar naquelas condições tão adversas. Simplesmente jogou-se ao mar para salvar aquele que, no dia a dia, salva pessoas na mesma situação”, disse a deputada no pedido protocolado.

O vídeo

O surfista da Rocinha, resgatou o Militar dos Bombeiros que estava sendo jogado contra as pedras.

Na ocasião, o militar realizou um salvamento, mas não conseguiu sair da água.

Ao perceber a dificuldade do bombeiro, Renan voltou ao mar com sua prancha e salvou o socorrista. A ação acabou registrada por um vídeo que viralizou.

Conhecido como Biruleibe da Rocinha pelos amigos, Renan foi filmado na última sexta-feira (15) durante sua ação impressionante.

Herói

Um dia depois do vídeo em que resgata o salva-vidas viralizar, o bodyboarder Renan Souza foi chamado de herói no Rio.

Apesar de tantas demonstrações de carinho e elogios, Biruleibe recusa gentilmente o título de herói.

“O salva-vidas é o herói. Ele estava se afogando porque foi salvar a vida. O cara foi um herói, ele deu a vida dele. Eu não fiz isso para me mostrar. Meu coração é grandão mesmo, abençoado por Deus. Eu acho que ele faria a mesma coisa por mim”, disse o bodyboarder.

“Bodyboard salvou minha vida”

Nesta segunda-feira (18), ele lembrou do início da sua carreira e contou que conseguiu tirar seu sustento e motivação do mar. Bodyboard é profissão sim!

“É poder ter meu trabalho e nunca mais ver o mostro do aluguel na minha frete.. É poder ajudar meu pai e minha mãe. O body board salvou a minha vida, está sempre abrindo portas, me fez conhecer Indonésia, Pipeline”, disse.

A proposta pela premiação de Renan, protocolada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) deverá ser votada em breve pelos parlamentares do estado.

O atleta se emocionou ao tomar conhecimento da homenagem. “Não esperava por isso. Salvar uma vida valeu mais que o título”, concluiu.

Assista:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

Com informações do R7 e Metrópoles