Biólogos conseguem registro raro de onças-pretas no DF. Assista!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Biólogos conseguem registro raro de onças-pretas no DF. Assista!
As onças flagradas pelas câmeras são um macho e uma fêmea. Foto: Reprodução/vídeo

Biólogos comemoram o raro registro de onças-pretas na região de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. (vídeo abaixo).  Segundo eles, é muito difícil ver este tipo de animal. Especialistas estimam que 5 deles vivam na região.

O registro foi feito pelo projeto Brasília é o Bicho, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central. Infelizmente, a onça-preta corre risco de extinção, por isso, encontrar esses animais na natureza é motivo para comemoração!

“O sentimento é sempre de satisfação. Conseguimos ver que esses animais ainda persistem, apesar de toda pressão e da caça. Continuam vivendo. É uma emoção muito grande”, comemora o biólogo Rands Zebalos, integrante do grupo de proteção aos animais

As onças das imagens

As onças flagradas pelas câmeras são um macho e uma fêmea. O macho ganhou o nome de Barranqueiro e a fêmea de Planaltina.

O projeto acompanha o Barranqueiro desde 2016. “Ele era um jovem. Tinha outro macho urbano na região, mas ele sumiu. Depois fizemos o flagrante dele com Planaltina. Posteriormente, ela apareceu com um filhote solto. A gente acredita que eles copularam”, contou Rands Zebalos, de 40 anos.

O projeto tem poucas câmeras, mas elas estão posicionadas em locais onde os animais passam frequentemente.

Raridades

Considerada raridades, a onça-preta pertence à mesma espécie da onça-pintada. A coloração distinta é resultado de uma mutação genética.

A onça-preta é um grande felino, os machos podem alcançar dois metros de comprimento e peso de 120 quilos.

Cada animal possui um padrão único de pintas, servindo como um tipo de impressão digital.

A natureza é perfeita!

Confira os registros:

 

Com informações de Correio Braziliense