Medicamento anti-obesidade garante perda de peso igual a cirurgia bariátrica

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Medicamento anti-obesidade garante perda de peso igual a cirurgia bariátrica
Novo medicamento em teste do Laboratório Lilly fez os pacientes perdem mais de 20% do peso Foto: reprodução

O Laboratório Eli Lilly revelou que os testes com seu novo medicamento experimental anti-obesidade conseguiram que os pacientes perdessem até 20 por cento do peso, semelhante a uma cirurgia bariátrica.

O grupo de teste incluiu 2.539 participantes e teve como objetivo testar a segurança e eficácia do medicamento Tirzepatide, de acordo com o comunicado divulgado pela empresa esta semana.

Segundo a farmacêutica, as pessoas do grupo de teste que usaram o Tirzepatide perderam cerca de 50 libras, ou 22,5% de seu peso em seu primeiro teste de registro global de fase 3.

O medicamento é destinado a pessoas com obesidade ou excesso de peso com pelo menos uma comorbidade, mas que não têm diabetes, informa a farmacêutica.

Comorbidade

“A obesidade é uma doença crônica que muitas vezes não recebe o mesmo padrão de cuidados que outras condições, apesar de seu impacto na saúde física, psicológica e metabólica, que pode incluir aumento do risco de hipertensão, doenças cardíacas, câncer e diminuição da sobrevida”, Louis J. Aronne, diretor do Centro Abrangente de Controle de Peso e Professor Sanford I. Weill de Pesquisa Metabólica na Weill Cornell Medicine, em um comunicado da Eli Lilly.

Aronne também é especialista em obesidade no NewYork-Presbyterian/Weill Cornell Medical Center e investigadora do ensaio clínico conhecido como SURMOUNT-1.

Tratamento

“O Tirzepatide proporcionou reduções impressionantes de peso corporal no SURMOUNT-1, o que pode representar um importante passo em frente para ajudar a parceria entre paciente e médico a tratar esta doença complexa”, concluiu Aronne.

As ações da Eli Lilly subiram quase 5 por cento com as notícias, enquanto o índice Dow Jones subiu pouco mais de 2 por cento na tarde de quinta-feira.

A Lilly disse que vai continuar a avaliar os resultados do estudo para desenvolver o novo tratamento para a obesidade.

Com informações da Yahoo News