Remédio comum para doenças cardíacas reverte a obesidade: estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Remédio comum para doenças cardíacas reverte a obesidade: estudo
Foto: pixabay

Um estudo publicado na Nature Metabolism mostra que um remédio comum, usado para doenças cardíacas, pode reverter a obesidade.

O trabalho é de grupo de pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa do Câncer – CNIO, na Espanha.

No artigo da Nature, Nabil Djourder, chefe do Grupo de Fatores de Crescimento, Nutrientes e Câncer, mostra que a droga, usada contra doenças cardíacas, reduz a inflamação e leva a uma perda de peso de 40% em ratos obesos, sem qualquer efeito colateral.

Ela reverte completamente a obesidade, de acordo com a CNIO. Os ratos tratados ficaram com o mesmo peso que os animais saudáveis ​​e não obesos. Os ratos também foram curados de distúrbios metabólicos associados à obesidade.

Como

Como é uma doença inflamatória, ou seja, uma reação defensiva crônica do corpo ao estresse – causado pelo excesso de nutrientes – eles decidiram combater a obesidade, evitando a inflamação… e conseguiram!

A digoxina reduz a produção de uma molécula chamada interleucina 17A (IL-17A), que geralmente causa inflamação.

“Quando você inibe a produção de IL-17A, ou a via de sinalização que essa molécula ativa, você não tem obesidade”, diz Djouder.

Ação do medicamento

Os pesquisadores de Madrid descobriram que a IL-17A atua diretamente no tecido adiposo para causar obesidade e graves alterações metabólicas associadas ao ganho de peso corporal.

É a chamada síndrome metabólica, que inclui diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

“Uma vez que nenhum tratamento eficaz para obesidade e síndrome metabólica está disponível, a digoxina pode representar uma opção terapêutica eficaz”, de acordo com o artigo na Nature Metabolism .

Os animais, obesos devido a uma dieta hipercalórica, continuaram a se alimentar como antes quando tomavam digoxina. No entanto, eles mostraram ativação de seu metabolismo basal, o que resulta na queima do excesso de gordura e perda de peso.

Digoxina

A digoxina tem sido usada há muito tempo para tratar a insuficiência cardíaca e era conhecida por atuar na IL-17A.

Seu efeito sobre o peso corporal, no entanto, nunca foi observado. Djouder atribui isso ao fato de que a doença cardiovascular em pacientes que usam digoxina causa alta retenção de líquidos, o que mascara o efeito de perda de peso da digoxina.

Além disso, a dose com que a digoxina é usada atualmente em humanos é três vezes menor que a usada em camundongos para combater a obesidade, sem efeitos tóxicos.

O fato de não terem sido observados efeitos colaterais em animais sugere que, em humanos, a dose em que a perda de peso pode ser observada não se mostra prejudicial.

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN