Novo estudo mostra que café ajuda no combate à obesidade

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo estudo mostra que café ajuda no combate à obesidade
Foto: Pixabay

Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram que o café pode ser usado no combate a obesidade.

A pesquisa revelou que beber uma xícara de café pode estimular a “gordura marrom”, ou seja, as defesas de combate à gordura do corpo. E isso pode ser a chave contra a obesidade e o diabetes.

O estudo, publicado no início desta semana na revista Scientific Reports , é um dos primeiros realizados em humanos para encontrar componentes que possam ter um efeito direto sobre as funções do tecido adiposo marrom (BAT) “gordura marrom”, que ajuda na queima de calorias como energia.

“Este é o primeiro estudo em humanos a mostrar que algo como uma xícara de café pode ter um efeito direto sobre nossas funções de gordura marrom”, diz a revista.

“As implicações potenciais de nossos resultados são muito grandes, já que a obesidade é uma grande preocupação de saúde para a sociedade e também temos uma crescente epidemia de diabetes e a gordura marrom poderia ser parte da solução ”.

Gordura marrom

Nos últimos anos foi descoberto que os adultos também podem ter gordura marrom, antes atribuída apenas a bebês e mamíferos hibernando.

Sua principal função é gerar calor corporal pela queima de calorias, ao contrário da gordura branca, que é resultado do armazenamento de calorias em excesso.

Pessoas com um menor índice de massa corporal (IMC), portanto, têm uma maior quantidade de gordura marrom.

“A gordura marrom funciona de maneira diferente de outras gorduras em seu corpo e produz calor pela queima de açúcar e gordura, muitas vezes em resposta ao frio”, disse o professor Michael Symonds, da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham, que co-dirigiu o estudo.

“Aumentar sua atividade melhora o controle do açúcar no sangue, os níveis de lipídios no sangue e a queima de calorias extras, que ajuda com a perda de peso. No entanto, até agora, ninguém encontrou uma maneira aceitável de estimular sua atividade em seres humanos”.

Testes com a cafeína

A equipe começou com uma série de estudos com células-tronco para verificar se a cafeína estimularia a gordura marrom.

Depois de terem encontrado a dose certa, os cientistas passaram para os humanos para ver se os resultados eram semelhantes.

A equipe usou uma técnica de geração de imagens térmicas, que foi pioneira anteriormente, para rastrear as reservas de gordura marrom do corpo.

A técnica não invasiva ajuda a equipe a localizar a gordura marrom e avaliar sua capacidade de produzir calor.

“Do nosso trabalho anterior, sabíamos que a gordura marrom está localizada principalmente na região do pescoço, por isso fomos capazes de imaginar alguém logo depois de tomar uma bebida para ver se a gordura marrom ficou mais quente”, disse o professor Symonds.

“Os resultados foram positivos e agora precisamos averiguar se a cafeína como um dos ingredientes do café está atuando como estímulo, ou se há outro componente que ajuda na ativação da gordura marrom. Atualmente, estamos analisando os suplementos de cafeína para testar se o efeito é semelhante”.

“Uma vez que tenhamos confirmado qual componente é responsável por isso, ela poderia ser usada como parte de um regime de controle de peso, ou como parte do programa de regulação da glicose para ajudar a prevenir o diabetes.”

Com informações do GNN

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube