‘Dança’ de galáxias: telescópio captura fusão de 400 milhões de anos. Assista!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para ‘Dança’ de galáxias: telescópio captura fusão de 400 milhões de anos. Assista!
Nas imagens impressionantes, as galáxias são envolvidas por estrelas brilhantes da Via Láctea. Foto: Reprodução/vídeo

O Observatório Interamericano de Cerro Tololo, no Chile, registrou uma “dança” entre duas galáxias que estão em processo de fusão há 400 milhões de anos.

Nas imagens impressionantes, as galáxias NGC 1512 e NGC 1510 são envolvidas por estrelas brilhantes da Via Láctea. É realmente impressionante!

Elas estão localizadas a 60 milhões de anos-luz da Terra –  sendo que 1 ano-luz corresponde a cerca de 9,5 trilhões de km.

O telescópio

A imagem foi tirada pelo telescópio Víctor M. Blanco, que fica no Observatório Interamericano de Cerro Tololo.

De acordo com os pesquisadores, o fluxo de luz estrelado que se estende entre as duas sinaliza que a galáxia maior está “envolvendo” a menor — e elas poderão se fundir em uma única galáxia ainda maior no futuro.

Com 4 metros de altura, o aparelho tem instalado uma das câmeras de campo amplo de visão com o melhor desempenho do mundo: a Câmera de Energia Escura ou, em inglês, Dark Energy Camera (DECam).

Lá os pesquisadores trabalharam no mapeamento de galáxias, detecção de supernovas e no estudo de padrões de estrutura cósmica.

Os cientistas buscavam pistas para compreender sobre a energia escura que está acelerando a expansão do universo, quando descobriram a fusão das galáxias.

Assista:

Youtube tumbnail video

Com informações de Jornal do Sul