Instituto Ecofuturo da Suzano ganha prêmio de conservação da natureza

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos fundada e mantida pela Suzano, foi premiado na 28ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia com os projetos “Meu Ambiente”.
A instituição levou a melhor na categoria Educação Ambiental, e “Parque das Neblinas”, em Conservação de Recursos Naturais.
Nesta edição, 198 cases ambientais foram inscritos, dos quais 20 foram selecionados para receber o Troféu Onda Verde.
Parque das Neblinas
O Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Instituto, que conserva 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração.
A história de transformação por aqui começa muito antes da inauguração do espaço, em 2004 em Bertioga, São Paulo: a área teve a vegetação desmatada pela indústria siderúrgica, nas décadas de 1940 e 1950, para produção de carvão.
Depois, no lugar da mata nativa, eucaliptos foram plantados para o mesmo fim. Em duas décadas de atuação, o Instituto promoveu a transformação de uma antiga área degradada em uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do país.
Além disso, o local foi transformado em um grande “laboratório” para estratégias de regeneração e conservação ambiental.
Aqui são realizados programas de educação ambiental, pesquisa científica, manejo florestal, ecoturismo e envolvimento comunitário.
O Parque é hoje uma das Unidades de Conservação privadas no Brasil com o maior número de espécies registradas do bioma – são 1.265 espécies –, e protege também 530 nascentes, que dão origem ou contribuem para a formação dos principais rios da região, como o Itatinga.
Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo acredita que reaproximação com a natureza é uma oportunidade para a levar mais consciência ecológica e responsabilidade ambiental e social para todos.
A partir de então, educadores foram capacitados para levar a iniciativa para alunos de diversas idades.
O objetivo de ter a formação enquanto fator multiplicador é ampliar o número de crianças e adolescentes em contato com a natureza para que desenvolvam por si só o respeito e cuidado com as áreas naturais.
Já participaram do programa cerca de 300 educadores da rede pública e mais 8 mil alunos foram diretamente envolvidos na iniciativa.
Premiação
O trabalho do instituto foi reconhecido no Prêmio Expressão de Ecologia, que divulga as principais ações de sustentabilidade no nosso país. O prêmio já contou com mais de 3 mil inscritos em 28 edições e tem o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
“O Parque das Neblinas e o Meu Ambiente são projetos que potencializam a reaproximação do ser humano com a natureza e estimulam as pessoas a refletirem sobre suas relações com o meio e a perceberem a importância do cuidado com todas as formas de vida.
Estarmos entre tantos projetos finalistas importantes e recebermos este prêmio, tão renomado, reafirma que ações que estimulam as pessoas a estarem na natureza podem ser valorizadas por seu grande potencial de transformação” afirma Michele Martins, bióloga e analista de sustentabilidade do Instituto.
A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta, 27 de maio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Para entender melhor o trabalho realizado no Parque da Neblina, você pode conferir as informações neste link.
View this post on Instagram

Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Idosos de abrigo pedem presentes simples de Natal e comovem as redes
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal