Reconhecimento de firma já pode ser feito digitalmente em todo o país. Veja como!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Reconhecimento de firma já pode ser feito digitalmente em todo o país. Veja como!
Pelo site, é possível assinar documentos eletronicamente e ter a firma reconhecida. Foto: Divulgação

Uma ótima notícia para os consumidores. Agora, não é mais preciso enfrentar filas para fazer o reconhecimento de firma em cartórios. A partir desta semana, já é possível para fazer o reconhecimento de documentos digitalmente, sim, pelo computador!

Pelo site, é possível assinar documentos eletronicamente, ter a firma reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento virtualmente para os destinatários.

“Trata-se de uma facilidade enorme para os usuários, que ganham em comodidade e agilidade, ao mesmo tempo em que a sociedade e o mercado imobiliário seguem tendo a certeza e a confiança de que aqueles documentos digitais estão certificados por um notário, garantindo a segurança jurídica e a eficácia dos negócios pessoais e patrimoniais das pessoas”, disse Giselle Oliveira de Barros, presidente do Conselho Federal da entidade.

Como acessar o portal

Vamos lá: para realizar o reconhecimento de firma digitalmente, é preciso antes que o usuário tenha um certificado digital notarizado, que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma – clique aqui: www.e-notariado.org.br

No procedimento, o tabelião faz a identificação do cidadão e o vincula ao certificado, com validade de três anos.

Pronto. Depois é só acessar outra plataforma, a www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assiná-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final.

O valor do serviço é o mesmo daquele oferecido presencialmente nos cartórios.

E aí, gostou da novidade?

Com informações de Isto É Dinheiro