Brasileiro prodígio de 13 anos passa no 3º vestibular: Medicina

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Brasileiro prodígio de 13 anos passa no 3º vestibular: Medicina
Caio, o brasileiro prodígio, conquista vitórias em olimpíadas e vestibulares e agora passou em Medicina - Foto: Arquivo Pessoal

Um verdadeiro prodígio aos 13 anos e um colecionador de conquistas! A nova aprovação do Caio Temponi agora foi no vestibular da Universidade de Fortaleza, UNIFOR – para o curso de Medicina – considerada uma das mais importantes instituições de ensino do Nordeste.

Ele é velho conhecido aqui do SóNotíciaBoa. No ano passado mostramos que o estudante cearense tinha sido aprovado em 1º lugar e se tornou o mais jovem aluno do curso de Direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Caio também já passou em Administração.

Mas, como todo bom adolescente, ele ainda está indeciso e se diz dividido entre cursar direito e medicina. “Minha meta é fazer diferentes provas para ter mais conhecimento. Ainda tenho tempo para pensar em novas possibilidades”, disse.

“Tenho mais em mente o direito, mas medicina é outra área em que posso atuar para ajudar as pessoas”, contou.

Colecionador de conquistas

O estudante e a família são naturais de Três Rios (RJ), moraram em Juiz de Fora (MG), mas vivem no Ceará.

A rotina dele é bastante diferente da maioria dos garotos de sua idade. Caio conta que costuma estudar até 10 horas por dia, gosta de literatura, boa música e sempre está atento às novidades tecnológicas.

Colecionador de conquistas, ele já havia passado em primeiro lugar no vestibular para Administração na UECE e em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões.

Este ano conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Mayo nível 1 (até 13 anos). Caio foi o único brasileiro a levar a medalha dourada desta edição que contou com a participação de 12 países da América Latina.

E  não foi apenas o único brasileiro com a medalha de ouro, como também tirou a maior nota do exame: 44 pontos, enquanto os segundos colocados chegaram a 34 pontos.

A mãe de Caio, Laurismara, disse que ele é dedicado e muito focado.

“Desde muito novinho ele sempre gostou muito de estudar e sempre teve muita facilidade com todas as matérias. A sua paixão pela matemática levou ele a essas conquistas”, afirmou.

Precoce e apoio dos pais

Segundo ela, essa paixão pelos estudos começou muito cedo.

“Ele tinha entre cinco e seis anos de idade. O seu conhecimento fez ele avançar três séries escolares ao longo dos anos. Ele sempre, desde novinho, teve muita facilidade em aprender. Nós levamos ele numa Neuropsicóloga pra avaliação e foi constatado que o QI [Quociente de Inteligência] dele era alto”, afirma Laurismara, mãe de Caio.

Caio Temponi pulou o primeiro ano do Ensino Fundamental I, o terceiro ano e o oitavo ano do Ensino Fundamental II. Os pais sempre acompanharam tudo de perto.

“Graças a Deus eu e meu marido nunca erramos com ele, a gente vê muito que ele precisa no momento, tudo é muito pensado, muita responsabilidade”, continua.

O pai, o aposentado Antônio Marcos Temponi, 47, torce pela escolha do curso de direito, também pensando no sucesso profissional e financeiro do filho.

“Nessa área não tem que mexer com doença, sangue, encarar plantões, ms sempre ensinei a ele que a gente não deve ficar triste com a derrota, nem deslumbrado com a vitória e que na vida as coisas mudam com muita rapidez.”

Segundo os pais, cabe a Caio a decisão final e eles darão todo apoio à decisão do menino.

Aulas de graça

Hoje Caio estuda no Colégio Farias Brito. Ele é de Três Rios, Rio de Janeiro. O garoto foi com a família para se preparar melhor para olimpíadas e vestibulares.

Ele quer dar aulas de graça para alunos de todo País, pelo youtube.

“Eu fico bastante feliz de poder compartilhar o meu conhecimento e ajudar outras pessoas também a conseguirem seus sonhos. Quem gosta de matemática, pode aprofundar mais, quem gosta de fazer olimpíada, concursos militares”, concluiu o nosso pequeno gênio!

Caio já passou em administração e direito e pretende dar aulas de graça Foto: Arquivo Pessoal

Caio já passou em administração e direito e pretende dar aulas de graça – Foto: Arquivo Pessoal

Com informações do Correio Braziliense e Público A