Google oferece 500 mil bolsas de estudo para jovens brasileiros

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Google oferece 500 mil bolsas de estudo para jovens brasileiros
O Google disponibilizar as bolsas de estudos de forma online - Foto: reprodução

Não é de hoje que o Google aposta em talentos e, dessa vez, a empresa anunciou que distribuirá 500 mil bolsas de estudos para a formação de jovens em “áreas de atuação altamente demandadas pelo mercado de trabalho”.

As bolsas serão para a formação de profissionais em suporte de Tecnologia da Informação (TI), análise de dados, gerenciamento de projetos e design UX (User Experience ou experiência do usuário).

O anúncio foi feito por representantes da marca no Google For Brasil, na semana passada. As bolsas serão dadas até 2026.

Vagas de inclusão

Entre as bolsas de estudos disponibilizadas pelo Google, 2 mil serão destinadas a pessoas que se declaram transexuais. A expectativa é de que a medida favoreça a inclusão social deste grupo no mercado de trabalho.

Na avaliação do Google, o Brasil tem “aprendido muito com a inserção de pessoas trans nos espaços de mídia e cultura popular”. A empresa utiliza, como exemplo dos avanços observados no país, o respeito aos pronomes e o direito de retificação de nome.

“Temos muito a melhorar, mas, ao menos, alguma evolução já é percebida”, ponderou a empresa ao afirmar que, no que se refere a mercado de trabalho, não se observa progressão na mesma velocidade.

“Estima-se que 90% da população trans no Brasil têm o mercado informal como fonte de renda e única possibilidade de subsistência. São milhões de pessoas que vivem uma condição de vulnerabilidade extrema devido à falta de uma oportunidade de emprego”, finalizou.

Ajuda de aplicativo

Em nota, a Google informou ainda que os jovens que não estão estudando no momento também poderão disputar as vagas.

“O processo de inscrição e seleção ocorrerá através do aplicativo do CIEE ONE (plataforma 100% gratuita), e os escolhidos serão acompanhados por uma monitoria exclusiva, que os auxiliará a concluir as certificações”, explicou a empresa.

Educação Coursera

As bolsas de estudo dadas pelo Google são todas para cursos criados pela própria empresa e hospedados na plataforma de educação da Coursera.

“São cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, visando o preparo dos estudantes para ingresso em postos de trabalho no campo em constante crescimento profissional da tecnologia”, acentuou.

Os alunos poderão se especializar em diversas áreas - Foto: Getty Images

Os alunos poderão se especializar em diversas áreas – Foto: Getty Images

Com informações de R7