Treinadora salva atleta que perdeu a consciência na piscina em Mundial

-
Por Monique de Carvalho
Compartilhar
Imagem de capa para Treinadora salva atleta que perdeu a consciência na piscina em Mundial
A treinadora pulou na piscina e retirou a atleta, que teve um desmaio após apresentação em mundial - Foto: reprodução

Foi a agilidade da treinadora Andrea Fuentes que salvou a vida da atleta de nado sincronizado, Anita Álvarez. A jovem perdeu a consciência durante exibição no Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, Hungria.

Anita Álvarez de 25 anos, desmaiou durante a apresentação na última quarta-feira (26), ao final da performance dela na decisão do solo livre. Segundo boletim médicos, a rapidez da treinadora foi essencial para que a atleta dos Estados Unidos não se afogasse e nem tivesse complicações ainda maiores.

Em nota divulgada por médicos, Anita ficou desacordada por quase 2 minutos debaixo da água. Após o resgate, a competidora deixou o local com auxílio de maca.

Saúde estável

Apesar do susto e toda a comoção na piscina em Budapeste, Anita Álvarez está bem.

A delegação norte-americana no Mundial informou que a atleta não teve problemas maiores e seguirá em recuperação após o episódio.

Após o ocorrido, Anita fez questão de conversar com a imprensa para explicar o que tinha acontecido e como estava se sentindo. “Senti que tudo ficou preto. Não me lembro de mais nada”, disse.

Para ela, o esforço corporal necessário para a realização das performances no nado sincronizado pode ter ocasionado o desmaio.

“Como em qualquer esporte, forçamos o nosso corpo até ao limite e, às vezes, até passamos um pouquinho. As pessoas não percebem porque o que veem é uma imagem de harmonia e felicidade. Sorrimos com maquiagem. Essas pequenas coisas escondem o baita esforço que fazemos”, relata.

A esportista relata que estava concentrada na coreografia e que se esforçou para completar a performance. Anita chegou a finalizar a participação, com o sétimo lugar e 87.6333 pontos.

A medalha de ouro ficou com a japonesa Yukiko Inui (95.3667 pontos), que bateu a ucraniana Marta Fiedina (93.8000). Evangelia Platanioti, da Grécia, completou o pódio em Budapeste.

Andrea pulou em tempo para salvar Anita - Foto: reprodução

Andrea pulou em tempo para salvar Anita – Foto: reprodução

Anita Álvarez é atendida após acidente no nado artístico. Foto - Lisa Leutner/Reuters

Anita Álvarez é atendida após acidente no nado artístico. Foto – Lisa Leutner/Reuters

Com informações de Correio Braziliense