Inspirada na mãe, enfermeira acolhe 18 idosos em casa na BA

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Inspirada na mãe, enfermeira acolhe 18 idosos em casa na BA
A enfermeira conta que o projeto foi idealizado pela mãe e ela o tornou realidade - Foto: divulgação/arquivo pessoal

Imagina levar 18 idosos para dentro de casa, para dar amor, carinho e cuidado? Foi o que fez a enfermeira Eunice Souza, de 48 anos.

A convivência com idosos na família, que necessitaram de cuidados de um local de longa permanência, despertou nela a vontade de abrir uma casa para acolher pessoas da melhor idade. E o sonho felizmente se tornou realidade. Atualmente, Eunice acolhe 18 idosos na Áurea Recanto da 3ª Idade, em Salvador.

“Para mim é muito gratificante realizar esse trabalho porque entendo que o processo de envelhecimento é para todos e não deve ser tratado como doença. Hoje tenho a satisfação de atuar na minha profissão realizando o sonho dessa casa que foi um projeto idealizado, inicialmente, pela minha mãe”, disse a enfermeira com sentimento de realização.

Para realizar seu trabalho de acolhimento aos idosos, Eunice levou o sonho a sério e se dedicou aos estudos, buscado se especializar em gerontologia, cuidados paliativos, emergência e UTI, além de estimulação de cognição.

No local, os acolhidos recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais capacitados em Enfermagem, nutrição, Fisioterapia e técnico em enfermagem.

Mãe foi inspiração

Nascida em São Paulo, aos 7 anos de idade Eunice se mudou para o interior de Ipiaú, município baiano, onde ficou até completar a maioridade. É a caçula dentre os três irmãos.

Em casa, Eunice teve o maior exemplo de amor e cuidado diários. Sua tia, viúva e sem filhos, necessitou de atenção especial no fim da vida. Já a tia do esposo de Eunice teve Alzheimer, também necessitando de cuidados.

“Uma das minhas tias optou por ir para uma casa de repouso aos 85 anos. Até então eu não conhecia bem o serviço, como funcionava, mas acabou sendo uma experiência boa e me interessei mais por ter esse contato”.

Eunice trabalhou em diversas áreas da saúde até, definitivamente, demonstrar todo o seu amor ao próximo na gerontologia. Não há dúvidas que a sua missão é zelar por outras vidas. Mas tudo começou com um pedido da sua mãe, Áurea, já falecida, que a aconselhou a abrir uma instituição para cuidar das pessoas idosas.

A mãe de Eunice era costureira e, quando podia, dava assistência a uma casa de repouso juntamente com outra filha também enfermeira. Áurea não chegou a ver Eunice dando início ao recanto da terceira idade, mas batizou o espaço com seu nome como uma homenagem.

Consciência contra a violência aos idosos

A população idosa no Brasil, que inclui aqueles que têm 60 anos ou mais, soma 37,7 milhões de pessoas, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgados em 2021. Nesse cenário, 75% dos idosos contribuem para a renda em suas casas e 18,5% deles ainda realizam algum tipo de atividade remunerada.

De acordo com dados disponibilizados pelo Disque 100, de 2019 para 2020 o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso aumentou 53%. Somente em 2021, houve 80 mil denúncias de violações de direitos desse público. A maioria delas ocorre dentro da própria casa da vítima (55,17%) tendo os filhos como agressores (51%).

Entre os tipos de violências contra esse público estão abandono e negligência, violência física e psicológica, abuso financeiro, violência patrimonial, sexual e discriminação etária.

Denuncie abusos

Existem diversas formas de denunciar abusos ou violência contra o idoso, como o Disque 100, Disque-Denúncia 180, o Aplicativo dos Direitos Humanos do Governo, site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, as Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso, Ministério Público e a Polícia Militar (190).

Ninguém deve se calar!

E voltando à Eunine, que atitude linda a sua! Inspiradora!

Foto: divulgação

Idosos na sala do Áurea Recanto da 3ª Idade, em Salvador –  Foto: divulgação

Foto: divulgação

A fachada do recanto – Foto: divulgação

Fonte: Agência Educa Mais Brasil