Vizinhos fazem mutirão para reconstruir lar de idosa que caiu após chuva

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Vizinhos fazem mutirão para reconstruir lar de idosa que caiu após chuva
A casa de dona Rosa possui apenas algumas paredes, que restaram após chuvas na região. Foto: Arquivo Pessoal

Tem muita gente boa nesse mundo. Veja o caso da Dona Rosa Laura de Jesus, de 65 anos. Ela só tem dois netos adolescentes como família, mas conta com uma rede de apoio de amigos que é de emocionar! Depois de perder a casa atingida por chuvas fortes no Ceará, essa avó foi surpreendida pelo carinho dos vizinhos, que formaram um mutirão para reconstruir o imóvel dela.

“Fui sozinha a vida inteira. Não conheci minha mãe porque ela me deu com apenas 2 meses. Acabei precisando trabalhar na roça com 10 anos. Nunca pude estudar. Mas uma coisa nunca me faltou: a solidariedade das pessoas. É incrível o que eles estão fazendo por mim”, disse dona Rosa em entrevista ao Só Notícia Boa.

A idosa mora em General Tibúrcio, distrito do município de Viçosa. Desde maio, após perder a casa, dona Rosa vive em um imóvel que foi emprestado por uma vizinha. E foi a partir daí que ela conheceu a solidariedade de toda a comunidade onde vive.

Rede de apoio

Dona Rosa foi criada pela avó paterna e nunca foi registrada oficialmente por ninguém. “É uma história muito dolorosa, sabe. Mas hoje sou feliz com meus filhinhos”, diz ela.

Sabendo da história de luta de dona Rosa, vizinhos e amigos se uniram e doaram alimentos, roupas e outros itens essenciais para ela e os dois netos.

Devagar, dona Rosa tem visto a vida retomando o eixo e sonha em conseguir voltar para o lar logo mais.

E, para a surpresa dela, os vizinhos organizaram um mutirão e estão, aos poucos, levantando a casinha. Eles limparam o terreno, doaram terra, tijolos e outros materiais, até ter o suficiente para reconstruir o lar da vovó.

“Eu achava que nunca mais teria minha casa de volta. Ainda falta muito, mas tenho certeza que vou conseguir”, torceu a idosa.

Avó é mãe duas vezes

A missão com os netos começou há quatro anos, quando o filho dela, Marcos, foi assassinado.

A mãe das crianças resolveu mudar para a capital após ficar viúva e entregou os dois meninos, Divanilson e Davi, hoje com 12 e 11 respectivamente.

Ela cuida dos garotos como cuidou de Marcos. Acompanha os adolescentes na escola, mantém os cuidados com a saúde em dia e garante que eles têm muito amor.

Dona Rosa garante que não é fácil, principalmente por causa da idade dela e dos problemas de saúde que enfrenta, mas garante que fará de tudo para que os netos tenham uma condição de vida melhor. “Eles merecem muito. Já sofreram bastante e merecem ser felizes”, reforça a avó.

Mudando o final dessa história

Mesmo com o mutirão formado pelos amigos e vizinhos, o que Dona Rosa recebe ainda não é suficiente para reerguer a casa.

Hoje a idosa vive com um auxílio de R$ 400 e meio salário mínimo, que é dado como pensão pela mãe dos meninos.

A gente acredita muito que a solidariedade é um dos remédios mais poderosos deste mundo! Por isso, abraçamos a história da dona Rosa e vamos ajudá-la a ter um lar novamente.

Está aberta uma campanha para ela no Só Vaquinha Boa, para a reforma da casa, e contamos muito com a sua ajuda.

O valor será para comprar o material que falta para reerguer a casa e transformar o imóvel em um lar lindo, como ela merece.

As doações podem ser feitas pelo PIX casa-dona-rosa@sovaquinhaboa.com.br

ou pelo site do Só Vaquinha Boa.

Podemos ir, de tijolinho em tijolinho, mudando o final dessa história. Vamos nessa?

Contamos com você!

Dona Rosa mostra como está a casa - Foto: arquivo pessoal

Dona Rosa mostra como está a casa – Foto: arquivo pessoal

A casa da dona Rosa está prestes a cair - Foto: arquivo pessoal

A casa da dona Rosa está prestes a cair – Foto: arquivo pessoal

Dona Rosa e um dos netos - Foto: arquivo pessoal

Dona Rosa e um dos netos – Foto: arquivo pessoal

Veja como ficou o imóvel da dona Rosa após as chuvas: