EUA vão doar mais de 1 bilhão de dólares para ajudar África no combate a fome

Os Estados Unidos vão ajudar a África a combater a fome! A chefe de ajuda externa norte-americana, Samantha Power, fez o anuncio oficial nesta segunda-feira (18). Ela prometeu investir 1,18 bilhão de dólares – mais de 6,39 bilhões de reais.
E mais: pediu pediu que outros países também façam parte dessa iniciativa para combater a crise alimentar agravada pela invasão russa da Ucrânia e mudanças climáticas.
“Hoje estamos enfrentando algo ainda mais devastador, pois não apenas dezenas de milhões de pessoas que enfrentam uma fome tão severa, mas muitas delas correm o risco de passar fome”, alertou a norte-americana.
Chifre da África
Samantha ressaltou que a situação é particularmente ruim no chamado Chifre da África, que compreende Somália, Etiópia e Quênia.
Isso porque a região deve sofrer sua quinta seca consecutiva no final deste ano, algo que não era visto há ao menos quatro décadas.
E olha que triste! Segundo a chefe de ajuda dos EUA, pelo menos 1.103 crianças morreram pela fome e outras sete milhões estão gravemente desnutridas na região.
“A ajuda incluiria alimentos de emergência, em particular sorgo, um grão usado na região cuja disponibilidade é maior que a do trigo, bem como um suplemento à base de amendoim para crianças desnutridas e serviços veterinários para animais moribundos”.
Alta dos preços com a guerra
Outro ponto discutido foi a alta dos preços dos alimentos que vem atingindo o mundo desde o início da guerra, já que o país é um grande exportador de trigo.
“Os países que ficaram de fora desta guerra não devem ficar de fora desta crise alimentar global. Agora precisamos que outros façam mais, antes que a fome cresça, antes que milhões de crianças se encontrem no fio da navalha”.
Fome no Brasil
E o problema não é apenas na África. Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, no Brasil, pelo menos 33,1 milhões de pessoas estão passando fome.
ONGS e grupos independentes têm feito mobilizações para levar alimento a essas famílias. E você pode apoiar diversas iniciativas semelhantes do Só Vaquinha Boa clicando aqui.
Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o mundo de alguém!
Com informações de SP Diário

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal